24 de abril de 2017

Emagrecer com óleos essenciais – Dicas importantes

Emagrecer é um processo que envolve a tríade: tempo, compromisso e responsabilidade. É um ato de amor e respeito a si mesmo.

Indicar um óleo essencial para emagrecer pode parecer uma tarefa muito simples, já que vários deles têm essa capacidade.

Poderia aqui dar algumas dicas, como o óleo de limão, óleo de laranja doce e alguns tantos mais. Poderia inclusive dar fórmulas termogênicas, cremes drenantes e outras coisas incríveis. Entretanto, quando se trata de um sintoma, como é o caso da gordura, precisamos investigar a causa, para então combatê-la de forma adequada. 

É o mesmo caso de você ter dito que tem dores de cabeça, e receber indicação de  vários tipos de analgésico. Você poderia tomá-los e a dor de cabeça ceder, para mais tarde, alguns dias ou mesmo semanas, voltar. Nesse caso, você só teria bloqueado os receptores da dor através dos analgésicos. Descubra a causa, combata-a e o assunto fica resolvido.

Se você quer emagrecer, aliás, talvez como quase a totalidade dos habitantes do planeta, e sabe que um óleo essencial, ou uma sinergia deles  poderia ajudar,  está certo, mas lamento informar que isso somente será possível se você se empenhar em descobrir qual a origem da gordura e se comprometer consigo mesmo para combatê-la. Investigue-se!

Precisará responder a uma infinidade de perguntas sobre seus hábitos, alimentação, estado de humor e medicação, caso faça uso de alguma. Olhar atentamente para seu momento de vida, seu temperamento, fazer uma análise de suas escolhas dentre outras coisas, até que se possa chegar a uma conclusão da causa.

Algo muito importante a considerar é o fato de que muitas vezes a resposta é muito simples: “prefiro ser uma gordinha alegre a ser magra de mau humor.” E isto é verdade, muitas pessoas ao assumirem seu próprio corpo e o gosto pela boa mesa, a vida muda, pois ao parar de cobrar-se e relaxar, ela consegue perder alguns quilinhos. O importante é a saúde e a autoaceitação.

A questão que faz muita gente engordar é a tensão, que gera ansiedade, que por sua vez pode vir a transformar-se em compulsão por comer, ou pior, por doces mais especificamente.

Já viu que a coisa é complicada, mas muitas vezes a resposta e a solução estão em nossas mãos.

Um profissional de aromaterapia responsável poderá lhe ajudar a se comprometer com o processo de emagrecimento, indicar uma fórmula adequada ao seu caso, dentre outros aconselhamentos que um bom terapeuta certamente poderá lhe dar. Este é um ponto.

Dou-me ao trabalho de responder aos inúmeros pedidos de dicas com tantas letras, por um motivo muito simples – responsabilidade. Nos preocupa a quantidade de pessoas com problemas causados pelo uso de óleos essenciais indicados pelo vizinho, pelo amigo, ou “pela internet”, pois  utilizam quantidades absurdas e,  pior, de óleos que não seriam indicados para aquele caso específico. Temos visto barbaridades. Seria tão fácil ir direto ao ponto…!

Assim, peço que procurem aromaterapeutas profissionais em sua região que realmente possam lhes atender como indivíduos únicos que são, pois a utilização de um óleo essencial inadequado, pode causar tanto mal quanto um remédio errado. Inclusive, de preferência, informações médicas facilitam e fornecem mais segurança no processo.

Aliás, outro ponto importante, já aproveitando a oportunidade, chamo a atenção daqueles que pretendem se profissionalizar no assunto,  que a melhor dica que posso dar é consultar-se com seu professor na qualidade de cliente/profissional;  não peçam dicas em sala de aula para seus casos específicos. Cada caso é particular.

E quando vocês mesmos começarem a trabalhar com os óleos essenciais, lembrem-se que investiram tempo e dinheiro para aprender, e que dicas podem funcionar muito bem para uns, e as mesmas dicas para outros, podem vir a ser um verdadeiro desastre. Não somos iguais, é simples.

Mas deixo, eu mesma uma ideia: leiam muito e participem de grupos e fóruns. Além disso, participem de vários workshops com professores diferentes, para formarem-se com segurança e troquem ideias com as pessoas, mas não indiquem o.e.s sem conhecer o caso e o indivíduo de perto. Valorize o profissional e ao seu corpo, ambos são sagrados!

O mais importante para qualquer tratamento, seja ele de que ordem for, é o compromisso em buscar a origem do desequilíbrio. É preciso ter coragem, calma e persistência. Lembre-se: é um processo!

Boa Sorte!

Nota: Reeditado e revisado

imagens: CCO PD – link: https://pixabay.com/en/users/luizgwyer-921354/ e idem para ilustração: https://pixabay.com/en/users/sir5life0-778214/  imagem destacada: CCO PD http://maxpixel.freegreatpicture.com/Face-Fashion-Model-Model-Close-Up-Woman-Portrait-1638316

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.