28 de setembro de 2015

Manjericão – personalidade olfativa e curiosidades

O manjericão tem sua história e sua lenda. Mesmo que você não creia, recomendo repetir o que "reza a lenda". Testado e aprovado!

Hoje vamos fazer justiça. Afinal, o óleo essencial de manjericão vem nos beneficiando há tanto tempo, e hoje descobri que ainda não havia prestado minhas homenagens a esse óleo santo.

Aliás, não é modo de falar. Trata-se de um óleo sagrado para várias culturas, como é o caso do Festival de São Basílio na Grécia, no qual pode-se encontrar três gerações de mulheres de uma mesma família reunidas na cozinha para preparação dos pratos que serão servidos na celebração. Aqui podemos notar algo de belo – união alquímica.

Mais tarde, seja em volta das mesas, nos jardins externos ou espalhados em suas casas floridas, a ceia é servida para que juntos neste ritual de congraçamento e nutrição, não só do corpo, como da alma, possa haver o estreitamento de laços entre os participantes.

Neste mesmo festival, seguindo as comemorações, se dá “A Dança da Juventude”, onde todas as pessoas desde as crianças até os anciões dançam juntos para honrar os antepassados e trazer energia para o presente. A dança é um elo vital que se estabelece naquele momento de alegria. Acredita-se que possam ocorrer curas devido à sacralidade do ato e das bênçãos de São Basílio.

Seja na cozinha, nas danças ou rituais, um convidado de honra não pode faltar – o manjericão, que em inglês chama-se Basil. Seu nome científico é Ocimum basilicum, cuja etimologia vem do grego Ocimum (ókimun), significando lábio perfumado fazendo alusão ao aroma das folhas e basilicum, por sua vez, origina-se na palavra também grega basilikon, que significa rei, real, majestoso.

Assim sendo, através dos tempos, podemos encontrar vários significados, como por exemplo, hálito real. Existe uma lenda que conta que como “palavra de rei não volta atrás”, todo aquele que fizer uso do manjericão para dar início aos seus projetos, pronunciando em voz alta seus desejos e intenções, alcançará sucesso naquilo que foi designado. Entretanto, tal intenção e projeto necessitam ter algo de sagrado, que produza algum bem, nem que seja apenas para mais duas pessoas além daquela diretamente beneficiada por tal projeto.

Personalidade no nível emocional: empreendedorismo, alguém que faz as próprias oportunidades; busca com honestidade e senso de justiça; pessoas de boa sorte; situações positivas podem cair em seu colo sem nem mesmo que esperem, e elas fazem bom uso desse privilégio; gostam de estar no comando das situações. Espírito artístico profundo, podem ser poetas ou escritores de contos de fadas, seja em que ramo for, farão com o corpo e a alma.

Apesar de serem pessoas de opinião forte, não são de forma alguma preconceituosas, ao contrário, têm capacidade de entender que há sempre uma história particular que embasa cada comportamento ou ação, mesmo que não se identifiquem ou concordem com ela.

Têm como principal característica equilibrar corpo e mente, tanto no nível pessoal, bem como servem de veículo para ajudarem terceiros a encontrarem seu centro, podendo ser grandes terapeutas. A cada evento em sua vida, por mais impactante que seja, conseguem pensar, fincar os pés no chão e reagir de forma consciente.

Isto não quer dizer que não tragam em si uma paixão realizadora, pois têm uma boa dose de ímpeto positivo, fazendo com que consigam concentrar a energia e levá-la para onde se faça necessária, e exatamente por isso, têm sucesso no que fazem, e não perdem a cabeça por mais que a situação assim o exija. (Aqui pra nós, não sei como conseguem, mas conheço gente assim, com nome e sobrenome).

Têm espírito alegre, levantando qualquer ambiente com sua determinação, assertividade e entusiasmo. Com esses ingredientes, não há quem desanime ao seu lado. Têm coração e braços abertos para quem precisar. Consideramos o óleo do “não preconceito”, da aceitação do outro da forma como se apresenta.

As pessoas do tipo manjericão trazem em si o arquétipo do líder. Se estivéssemos falando em linguagem astrológica, poderíamos dizer que o óleo de manjericão trabalha o eixo central da mandala astrológica – a Casa 1 do “EU”, em parceria com a Casa 7, a casa “do Outro”, dos relacionamentos e parcerias. É a linha central do mapa astrológico, correspondente ao chakra cardíaco – eu e o outro, relacionamentos.

Deixamos com vocês algumas palavras chaves: “não preconceito”, aceitação do outro, liderança, entusiasmo, afeto, relacionamentos, “o falso durão”, ponte entre ação e reação; eu e o outro; inconsciente e consciente, centro, coração e equilíbrio.

Dicas: usar em situações que você precise de aceitação, que não queira ser visto com preconceitos, para dar força às suas palavras, início de projetos, para ajudar nos relacionamentos, tornando-os mais criativos e receptivos. Contra energia negativa.

Usar em banhos ou em óleos essenciais, porém diluídos com um óleo ou creme carreador.

Mulheres grávidas e lactantes devem evitá-lo.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.