1 de dezembro de 2014

Marte regente de 2015 … vai dar tudo certo.

A Astrologia e a Mitologia nos mostram que se uma situação pode ser difícil por um lado, sempre há o oposto complementar.

mars-space-hd-wallpapers-cool-desktop-background-images-widescreen

Tenho visto muita gente preocupada com as guerras, lutas e batalhas que possivelmente ocorrerão no próximo ano. Então, vamos pensar juntos. A face grega de Marte, que ali era conhecido como Ares, não era realmente pra dar mole. Ele tinha um prazer enorme em lutar, gostava da guerra pela guerra, o ato em si o deixava em êxtase.

Talvez uma tara como outra qualquer, um vício em adrenalina, ou um caráter que não vou dizer que fosse duvidoso, porque não tenho dúvidas… Ele era, para dizer o mínimo, complicado. As pessoas o temiam, mas Afrodite, bem… esta o admirava tanto que até teve um caso sério com ele, mesmo sendo casada, acabando por dar-lhe até filhos. Ele guerreiro impulsivo e ela sedutora.

Mas essa coisa de ser impulsivo e não pensar direito antes de fazer as coisas, claro, pode ter consequências, e foi o que aconteceu. Quando o marido descobriu armou uma armadilha para eles, aprisionando-os com uma rede invisível e expondo-os aos outros deuses. Ah… quer saber? Não deu em nada. Todos morreram de rir da cena.

Em sua versão romana, como conhecemos, Marte  era mais light, e era visto como protetor, chegando a ser considerado um deus nacional. As pessoas se alegravam e sentiam-se protegidas com sua chegada. Conta-se que o ruído gerado pelo  seu escudo tinha o poder de afastar os maus espíritos. Ele, diferentemente da versão de Ares, que gerava guerra,  apenas lutava e defendia, não era encrenqueiro.

Assim, Marte é o deus da guerra, ok, mas gostaria de lembrar que existem outros arquétipos ligados a ele que devemos considerar.

– o vencedor das batalhas (alguém lembrou de Ogum?);

– o dançarino (é verdade, na versão grega, Ares antes de aprender a guerrear, aprende a dançar com Príapo, seu tutor;

– intensidade física expressa através do corpo – emoção/físico) – isso aqui é pra lembrar que um joguinho de cintura faz muito bem!;

– o escudo com poderes para afastar maus espíritos (olha Ogum aí de novo!)

– protetor de Roma de forma firme e emocional;

aqui um alerta às mulheres: pode ser O amante – aquele que mergulha no momento por inteiro, sem se preocupar com julgamentos, digamos que ele fique à vontade, sem preconceitos ali, ele e a pessoa com quem está. Por isso, quem estiver com ele precisa ter este perfil – liberem-se!

Esse é o lado lindo, mas tem o lado B, como tudo – pode ser aquele sujeito que espanca mulheres. Chamem suas deusas, principalmente Atena, que sabe muito bem lidar com ele – razão x emoção desenfreada. Assim, nesse ano prestem atenção em seus relacionamentos, ok?

– Ano de ação, impulso, paixões (tipo dar vazão, deixar rolar) – outro lance para prestar atenção, se for o caso.

Entremos o ano pedindo que tenhamos a sabedoria (de Atena) para lidar com os desafios que a Vida nos traga, seja em que Casa Astrológica ele se encontre no seu mapa natal. Afinal, temos duas versões dele – O grego sanguinário, fio desencapado ou o  romano estrategista, guerreiro e vencedor.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que pensar antes de agir pode nos proteger de aborrecimentos, evitar que façamos maus negócios, que peguemos caminhos errados, etc.

Se pensarmos na Mandala Astrológica, veremos que Marte é Regente de Áries, que é o primeiro signo do Zodíaco, aquele que precisa ter força de ignição para puxar todos os outros assuntos, é o sujeito da ação, da vontade, do impulso e dos instintos, claro, é o guerreiro.

E como a Natureza busca a perfeição, do outro lado da Mandala, equilibrando-o está o signo de Libra, cujo regente é o Planeta Vênus. Como estamos falando de arquétipos, podemos fazer mais uma vez uma analogia com a Mitologia, onde encontramos a Deusa Vênus, do Amor, que por sua vez é a mesma Afrodite, mas pela visão romana, que difere um pouco.

Em suma, Afrodite ou Vênus, conseguem controlar os instintos dos deuses, seja do jeitinho de Afrodite usando de sedução e sabedoria ou pelo amor e cuidados de Vênus, que está associada à vegetação, à fertilidade e ainda é patronesse dos políticos e das prostitutas. (será mera coincidência?)  Ambas estão associadas ao controle dos instintos masculinos utilizando de seus poderes, cada uma à sua maneira, sexo, sedução, beleza, sabedoria. Uma traiu o marido e a outra protege os casamentos.

Ah…  parece que o assunto aqui é mitologia? Apenas parece. É, na realidade, uma analogia com os planetas para lembrar que arquétipos são universais, e não importa a linguagem, seja grega (Ares/Afrodite), romana (Marte/Vênus), africana (Ogum/Orixás femininas – Yabás), a mensagem é a mesma.

E o principal lembrete: Guerra, batalhas, brigas, violência, riscos de incêndio, etc pela regência de Marte. Sim, por esse motivo lembremos que para esfriar os ânimos, cuidar da colheita, combater a raiva, evitar discussões, o melhor antídoto é o Amor. Chamem Vênus e com ela cultivem a Paz, o Amor e a Sabedoria.

Perfume Para a Paz

40 ml de álcool de cereais

03 gotas de óleo essencial de gerânio Bourbon

03 gotas de sândalo Amyris

12 gotas de 0.e. de tangerina

02 gotas de o.e. de mirra

Agite bastante e use para levantar seu humor e a energia dos ambientes.

Nota: Para saber mais, leiam o artigo do Marcelo Barroca sobre as Previsões para 2015, aqui mesmo.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.