28 de dezembro de 2018

Óleo essencial de hortelã na entrada do ano?

Desintoxicar para quebrar padrões e alcançar melhores e diferentes resultados.

Estão estranhando? Hortelã sim! Vamos pensar juntos. Estamos prestes a entrar na Lua Minguante,  que reverbera o Elemento Ar. O ano entrará exatamente no quarto dia da Lua Minguante.

Aquilo que temos em nós também existe na natureza exterior, portanto  a importância de considerarmos os 4 Elementos e os ciclos da Lua.

Apesar de ter importantes significados, nosso foco aqui fica  nas qualidades do óleo essencial de hortelã pimenta e tudo aquilo que ele nos poderá oferecer nestes dias. Falamos não apenas do óleo essencial, mas  da erva in natura (Mentha piperita) também.

As qualidades refrescantes serão de muita valia neste ano que se inicia, já que a tendência para 2019 é de ser um ano literalmente quente em termos de acontecimentos – veja aqui -.

Entraremos o ano em uma Lua que lida com assuntos pendentes, portanto, tudo aquilo que não conseguimos resolver em 2018, teremos a chance de focar, e finalmente resolver durante o ano, mas para isto será necessária a autodeterminação e o compromisso.  O simbolismo da lua minguante não guarda em si apenas um significado literal. 

Inclusive, há uma explicação simples para isto. O Elemento Ar trabalha o discernimento, o pensar mais profundamente, avaliar, racionalizar para enfim tomar consciência das coisas e, principalmente, de nós mesmos como indivíduos. Se entramos o ano em uma Lua que propicia a avaliação, poderemos estar mais introvertidos e irmos em busca de soluções para aquilo que ficou pendente e gostaríamos de ter maior clareza. Simples de entender, mas dará trabalho, admito.

Os primeiros dias do ano, são   propícios para uma desintoxicação. E é exatamente neste ponto que a hortelã pimenta entra com seus poderes de limpeza. Libertar-se de vícios e toxinas de quaisquer espécies.

Este óleo é muito usado contra dores de cabeça, dores de garganta, e todos os assuntos do pescoço para cima, ou seja, é Mercurial, o que significa dizer que tem ênfase nos Elementos  Ar e Água também.

Ele traz maior movimento aos pensamentos e às emoções, propiciando inclusive um estado de pacificação aos nossos centros energéticos – chakras.

Se tivéssemos que polarizar este óleo, diria que tem mais a ver com o feminino do que com o masculino, já que acolhe, suaviza e ajuda-nos a segurar a peteca em relação aos assuntos mais pesados.

Inclusive, deixo aqui uma dica – pessoas que precisam lidar com pais (o masculino) rudes, intolerantes, difíceis de conviver. Sabe aqueles homens que são secos, mandões, teimosos e sua vontade “precisa predominar”? Alguém conhece esse tipo? Todo mundo conhece!

Estou falando de homens do lado de fora, mas dentro de cada ser humano, seja ele homem ou mulher, esse “pai”; “marido”;chefe ou “avô” mandão e rigoroso e seco pode estar fazendo morada, refestelado dentro da sua cabeça, não lhe deixando seguir seu próprio Caminho, recriminando, “podando nossa árvore da vida”.

É um óleo essencial que trabalha a fluidez, o movimento. Na verdade ele é um desentupidor. Quem o inalou quando com o nariz entupido sabe do que estou falando – Alívio…!

Comecei a falar sobre o fluxo das coisas não foi? Pois é, a Aromaterapia me repete todo dia o que Jung dizia: “Aquilo que está dentro é o que está fora” e a Alquimia antes, bem antes de Jung, na Tábua de Esmeraldas diz: “… Aquilo que está em cima é igual ao que está embaixo…” Analogias para a Vida toda!

Seus efeitos de descontração, leveza e relaxamento, nos libera  para a liberdade de sermos aquilo que somos na essência, sem medos de julgamentos. Sabe aquele masculino opressor que falamos? Desaparece.

Apesar de já havermos conversado sobre este óleo essencial em um outro artigolisto abaixo alguns pontos importantes, com indicações e contra-indicações.

  • Nem todos os autores fazem alusão à questão das gestantes – mas só indico em caso de necessidade, por exemplo, problemas circulatórios, excesso de gases. Todos os problemas de congestão. Lembrem: este óleo dá fluidez e movimento! Tudo sob supervisão de profissional, pelo amor de Deus! Inclusive chá, ok?
  • Menstruação escassa – está com cólica menstrual? Este óleo é excelente, pois relaxa a musculatura, assim minimiza a dor. Porém, se você exagerar na dose, não só terá um fluxo menstrual maior, como poderá sentir cólicas.
  • Falando em sistema circulatório, a hortelã pimenta ajuda em casos de retenção de líquidos;
  • É usado contra dores de cabeça, clareador mental, etc, mas em excesso, sabe o que acontece? Efeito reverso. Funciona ao contrário. E pode não parar por aí!
  • Pode causar alergias na pele – deve-se sempre utilizar o óleo com um carreador e testar antes na pele, ok?
  • É um óleo refrescante, indicado para casos de excesso do Elemento Fogo – como exemplo, problemas estomacais, dores de garganta, febre, inflamações, náuseas (inclusive no caso de gravidez), raiva, agitação e ansiedade também estão nessa categoria. Se errar na dose, sabe o que acontece? Desequilíbrio dos elementos e efeitos colaterais indesejáveis.

Os “Nãos” do hortelã pimenta:

Não devemos exagerar na dose; não usá-lo por dias seguidos; não usá-lo em ambiente em proporções maiores do que 2% do carreador – como aromatizador de ambientes, deixá-lo mais de quarenta minutos sem descanso, não é uma boa!

Esses exageros podem causar excesso de gases; sonolência; diarreia, menstruação com fluxo fora do normalmente observado. Não deve ser usado sem acompanhamento profissional, apesar de considerado seguro. Nada é seguro se houver exagero ou se usado de forma equivocada!

Talvez esta entrada de um novo ano sob os efeitos de uma Lua Minguante queira nos lembrar que a estrela principal de nossas vidas somos nós mesmos, portanto devemos focar a luz da lanterna em nosso Caminho, e para isto faz-se necessário uma boa autoavaliação; sentir – pensar – avaliar para só então falar. Comunicar a própria verdade onde, quando e para quem precise ouvi-la, discernir sobre o momento  e tom adequados. Existe um ditado antigo que dizia que “palavras o vento leva”. Nada mais equivocado. O som reverbera, não se perde. Mas no caminho pode ser distorcido, não acham? E em tempos de redes sociais, o que se escreve pode ser transformado em um print. E mais não preciso falar, não é mesmo?

Hortelã pimenta para desintoxicar o corpo e a alma. Excelente para deixar vícios, maus hábitos, miasmas antigos, pessoas tóxicas para trás. Quer melhor época para fazer isso do que um ano entrando na Lua Minguante?

Um 2019 cheio de doces palavras; saúde em equilíbrio e  Entusiasmo, que  significa estar com Deus.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato