29 de fevereiro de 2012

Programa de beleza interna

O que você vê quando se olha no espelho? Beleza emocional é fato, procure a sua e o bem estar será companheiro diário.

Já que um dos  assuntos que mais interessam às pessoas hoje em dia é beleza, e não sem razão, já que aprendemos que “beleza é fundamental”, do que não discordo, porém ando atenta para os tipos de beleza que estamos acostumados a ver por aí.

Não. Não estou querendo chegar ao ponto de dizer que a beleza interna é a que vale, até porque além de lugar comum, para mim isto é bastante óbvio, e esta, a pessoa tem ou não e pronto.

Quanto à beleza física, hoje em dia as pessoas podem ter a cor dos olhos que quiserem, os cabelos dos mais variados tamanhos, cortes e cores isto tudo num mesmo dia, caso queira. Podemos mudar o tamanho dos seios, do nariz, aumentar a boca e por aí vai. Então, não preciso discorrer sobre as maravilhas que a indústria da estética pode nos proporcionar.

A idéia é se sentir uma bela pessoa e isto já é mais difícil, pois mesmo com todas as facilidades que podemos comprar, às vezes o estado de espírito não ajuda.

As pessoas, mulheres principalmente, gostam de falar em “shoppingterapia” e sentirem satisfação em andar sobre seus saltos com as mãos cheias de sacolas, chegar em casa, tomar um banho e se aprontar para uma reunião social ou mesmo uma festa que promete “bombar”.

Mas, por melhor que seja a companhia e a festa, às vezes ocorre de bater uma insatisfação. Isto se dá porque algo lá por dentro não anda bem, e muitas das vezes não é consciente. Fazer o quê?

É neste ponto que entra a tal da beleza emocional. Aquela que mesmo que você não esteja toda produzida e alguém chegue à sua casa sem avisar, lhe encontrando de rosto lavado, cabelos molhados, bem ao natural, ainda assim você se sente bem e bela.

O que nos faz sentir assim e nem reparar que os cabelos estão despenteados e o batom já se apagou, sem que você haja se lembrado de retocá-lo, é o estado de espírito. E este independe de eventos externos, acontece sem explicações.

O batom pode ter apagado, mas os olhos estão bastante acesos e o rosto está colorido não com blush, mas por ela, a beleza emocional, que está ao nosso dispor dentro da gente, mais exatamente no nosso sistema endócrino, descargas hormonais que dependem de como estejamos nos sentindo naquele momento.

É claro que quando a preocupação é grande e o problema também, a maquiagem e a roupa podem dar uma forcinha para não olharem para você e perguntarem logo: “Nossa, o que houve com você?” Até porque este tipo de pergunta só faz com que a gente se sinta pior, é um estímulo para lembrar que as coisas não andam bem e não está dando nem para disfarçar.

Então, é neste momento que recomendo a “maquiagem emocional”, aquele recurso que não custa caro, está ao alcance da mão e só você pode resolver com absoluto sucesso. A palavra maquiagem não é exata, já que é justamente o contrário, ela revela, enquanto que a maquiagem esconde.

Ela consiste em entrar em conexão com o seu Ambiente Interno, a partir do seu coração. É uma técnica simples que utilizo com meus alunos em workshops e no meu dia a dia, que tem excelente efeito em termos de bem estar e que reflete no nosso aspecto físico.

Como fazer:

Coloque uma gota de óleo essencial de pinho siberiano na mão esquerda. Ela significa a inspiração, ou seja, aquilo que você recebe. Na mão direita coloque uma gota de óleo essencial de eucalipto globulus, este significa a expiração, aquilo que você doa.

Inale o óleo de pinho na mão esquerda, conte até 3 e expire pelo nariz, procurando concentrar apenas no aroma e na respiração. Faça isto três vezes seguidas.

Faça o mesmo com a mão direita com o óleo de eucalipto, privilegiando a expiração pela boca, isto é, inspire pelo nariz e expire pela boca, produzindo um som de alívio. Junte as duas mãos com o que sobrou dos dois óleos e faça o seguinte:

Inspire e expire normalmente três vezes, fazendo o ciclo completo. Olhos fechados. Imagine-se abraçado  amorosamente, procurando não direcionar a mente para ninguém, apenas abraço, apenas amor. Sinta-se muito amado.

Esfregue as mãos até que sinta um leve formigamento ou calor nelas, ou seja, toda a energia está concentrada em suas mãos.

Abra-as lentamente e coloque-as sobre o peito em forma de cruz – a mão esquerda sobre o lado direito e a direita sobre o lado esquerdo. Assim, suas mãos estarão cruzadas sobre o coração. O ato de cruzar os braços desta forma sobre o cardíaco equilibra as polaridades, o dar e o receber, o lado feminino e o masculino. Repita para si mesmo seu próprio nome, afirmando que você é o equilíbrio, a paz, o amor e a beleza, pois é filho da Natureza.

Fazendo isso ritualisticamente por alguns dias, ou em momentos de dificuldade, você se sentirá mais forte e capaz de superar as dificuldades, emanando uma aura de paz e beleza.

Pois é, a beleza é um estado de espírito e seu preço é a disciplina e o comprometimento com suas emoções.

É claro que não preciso dizer que esta técnica não substitui terapias nem cuidados médicos, ela pode substituir sim seu estado de ânimo, e isto é muito bom.

Creio ainda que vale dizer que esta técnica herdei de minha mãe, que aliás, é extremamente vaidosa, que por sua vez aprendeu com uma senhora indiana, ambas muito bonitas, em todos os sentidos.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.