24 de novembro de 2018

Resenha “O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux”

Escrever resenhas não técnicas sobre assunto técnico pode dar certo - confira!

Resolvi escrever uma resenha sobre o livro Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Badoux. É um desafio para quem gosta de falar e escrever como eu. Mas darei meu recado. Faço questão de destacar a  didática de um manual que aborda a ingestão dos óleos essenciais, justamente porque não sou adepta contumaz do método.

E por isso mesmo gostei do livro – trabalho com inalação, valores semânticos, arquétipos, substituição de memórias traumáticas por memórias mais saudáveis através do olfato com os óleos essenciais em quantidades ínfimas. A leitura provou-se excelente, inclusive no meu caso.

Vemos dispostos de forma organizada: a composição bioquímica do óleo; propriedades terapêuticas; indicações; contra-indicações; estabelece limites de uso (D.L – Dose Letal), especificamente considerando a via a ser utilizada – cutânea, oral, retal ou olfativa.

Além disso, tem o cuidado de fazê-lo por tipo de paciente. Não economizou na segurança, já que sugere inclusive o “modo de usar”. A parte que eu mais gosto, certamente é a “sessão” intitulada “Mas Também…”, pois nesta podemos ler sobre os efeitos no nível emocional –  É assertivo, enxuto e eficaz – Estou na página 427. Sim, estou lendo direto sem  que achasse monótono sequer por uma página. Nos faz parar para pensar se faríamos da forma indicada ou não e os porquês. Conversar com os livros” além de útil para aprender é um prazer.

E eu que sou totalmente contrária às fórmulas prontas – neste livro há casos em que são disponibilizadas três delas –  reconheço a importância de um autor com a confiabilidade do aqui citado doar tal conhecimento para casos de emergência em que não se tem nem tempo de acessar a técnica ou a intuição. Além de minimizar os danos que o leigo no assunto pode cometer. Agora não tem desculpa. Um livro responsável e cuidadoso.

Nota de rodapé: colaboração espontânea provocada pelo excelente atendimento que apesar de haver sido virtual, mais personalizado não poderia ter sido. Hoje em dia isso é raro. Recebi a indicação, comentários e a encomenda chegou em prazo recorde. Tanto assim que tive o impulso de escrever que escreveria uma resenha. Como as palavras são sagradas, honro-as cumprindo o prometido. Meus agradecimentos à Livraria Florence.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato