2 de agosto de 2019

Signo de Leão, sua força, e seus temperos

Signos são símbolos, símbolos são arquétipos, estes são modelos, porém não fechemo-nos em padrões.

Muito bom o que vi hoje. Muitos amigos, colegas, clientes, enfim, a galera em geral falando do que? Pois é… do signo de Leão e seus atributos.

Muito interessante notar os óleos essenciais atribuídos a ele. E é exatamente disso que queremos falar – óleos essenciais, nossa paixão desde sempre. Nossa alquimia.

Vamos falar dos estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Pronto! Lembramos da escola e agora posso continuar de forma mais fácil. Na Alquimia as coisas também passam por aí.

Sim, só que utilizamos outra nomenclatura e conceitos mais complexos, que hoje, pelo menos aqui, não vem ao caso. Quero falar das três substâncias da matéria – Sulphur (quente e seco); Mercurius (úmido e frio) e Sal (quente, seco, úmido e frio).

Se estivéssemos falando de uma árvore – o que também serve para pessoas – estaríamos falando de sua estrutura, a estrutura da matéria – a substância sulfúrica corresponde à raiz e ao tronco, enquanto que a mercurial corresponde à parte da copa da árvore. Sim, acertou quem pensou que a substância salina é o centro de tudo, o coração da árvore, portanto faz uma ponte entre as outras duas substâncias. Assim, no  ser humano corresponde ao centro do peitoárea do nosso coração.

Mas falemos do signo de Leão, afinal estou aqui para isso: já passamos pelos signos mais densos. Ih, como denso, leia-se sólido, ou em termos alquímicos, sulfúricos. Afinal, acabamos de adentrar o planeta e precisamos dessa força toda.

Áries trouxe o próprio ímpeto, o fogo realizador, aquele que lutou para chegar por aqui no Planeta, e é com essa força que lidaremos com todas as batalhas da vida –com  o fogo de Áries; depois precisamos ter a força para construirmos nosso próprio sustento, que o signo de Touro pode nos emprestar para lidarmos com a área material, nossas posses – ligado ao Elemento Terra; agora partirmos para o signo de Gêmeos responsável pelo intelecto e tudo o que disser respeito ao nosso mental no sentido de conhecimento – está aqui com o  Elemento Ar.

Aquilo que precisamos para nos unir em famílias, tribos, clãs, enfim, a família presente, incluindo-se nossos Antepassadosnossa origem –  encontramos no signo de Câncer com seu Elemento Água – uma água mais pesada… Soou estranha a expressão “água pesada”? Ok, água densa, fica melhor.

Todos esses quatro primeiros signos têm energia sulfúrica. Energia quente e seca para poder dar uma estrutura sólida ao que vem por aí.

Chegamos ao signo de Leão! Oba! Agora sim! Saímos da substância sulfúrica e vamos para “a ponte”, ou como preferimos, o coração, pois afinal é aqui na substância salina que é feita a conversa entre as outras duas substâncias (sulphur e mercúrio) – nosso sistema circulatório no corpo humano é o melhor exemplo.

Digamos que o Sal é o mais democrático de todos, faz todas as conversas, e, portanto, nada melhor do que ele para construir a personalidade do ser, por este motivo, na Astrologia é a Casa do Ego, o signo “mal compreendido” tido como o  “daqueles que se acham”, mas isso é preconceito – é o ego sim para nos defender, afinal precisamos nos posicionar como seres na matéria e para isso temos que ter uma personalidade.

Ego é um lado da moeda o outro é a auto-estima, prefiro a expressão auto-amor – Esse signo reúne todas as informações que trazemos na nossa bagagem de experiências que vivemos em outras vidas. Não conseguiríamos nada se não tivéssemos passado pelo sulphur para estruturar, e se não fosse o ego, “esse injustiçado” não passaríamos de bonecos.

Sim. Signo de Leão. Agora falaremos do signo como conhecemos – os leoninos são conhecidos como egóicos, autoritários, sinceros (até demais para o gosto de alguns), orgulhosos, leais, durões e sensuais. Nossa… quase esqueci de dizer que são mega carismáticos!

Legal tudo isso, mas o que deixamos de falar é que são salinos, e o coração é grande,  por ali circula muito sentimento, amor e afeto. Só que eles sabem se posicionar, só demonstrando a quem eles confiam – e isso não é para qualquer um!

Ah… estou falando sobre a parte arquetípica da construção das substâncias até chegarmos ao signo de Leão que é nosso assunto de hoje e vamos ter que deixar para mais tarde mais detalhes sobre a substância mercurial, nosso intelecto, a parte do pescoço para cima – a copa da árvore. É uma delícia falar disso e se começo, este texto se transforma em livro…!

É legal lembrar que existem os que até correspondem a essas qualidades leoninas, outros só têm algumas, e há ainda os que nem perto passam delas. Isto ocorre porque depende de vários detalhes do mapa, da posição do sol, da lua, do ascendente, dos graus em que se encontram e dos aspectos, como oposição, conjunção, etc.

Conversamos sobre as 3 substâncias e os 4 Elementos – Passamos pelos 4 signos sulfúricos e nesse momento, ao chegarmos em Leão, temos o Elemento Fogo mais uma vez. Primeiro Fogo salino.

A Casa 5 que corresponde a esse signo é riquíssima em assuntos – ali tem romance, diversão, alegria, filhos, criatividade, prazeres e até a boa sorte. Por quê? Porque aqui estamos na área salina – coração, nos tornando indivíduos únicos, especiais. Como entramos no Caminho do Sal – vamos falar do coração? Fica mais claro para expressar meu ponto. Continuamos andando no Zodíaco e passamos pelas Casas 6, 7 e 8 – todas da mesma substância.

Só chegamos à substância Mercurial na casa 9 e por aí vamos.

Como dissemos, há várias formas de ser um leonino. Como gostamos da alquimia do perfume e seus resultados, quando atendemos um leonino fazemos um perfume de um jeito, quando atendemos outro, o modo de fazer, os ingredientes, as quantidades, e claro, os efeitos diferentes.

Cada ser é único (o que nos conta o próprio signo) e a contagem dos elementos, as posições dos planetas nas casas, e o momento de vida (os trânsitos) nos darão a direção dos óleos essenciais e os temperos que iremos usar para cada perfume e pessoa.

Hoje vimos atribuírem vários óleos essenciais ao signo de Leão, todos  quentes, todos especiarias, mas optamos pelo tomilho. (a seguir em novo texto falaremos sobre ele).  Leoninos em seu temperamento são especiaria sim,  são solares, têm brilho pessoal, geralmente não chegam… surgem… Por exemplo, se estiverem em equilíbrio faremos um perfume com grapefruit, petitgrain, enfim, um cítrico bem “up”, com uma madeira mais leve e a especiaria só entra nessa alquimia como tempero, em quantidades mínimas. Sempre, seja um perfume de leão, Áries, até de signos de Água como Peixes.

Chamamos sua atenção em um post  na nossa página do Instagram V  & M Alquimistas por um dia – (aproveite e nos siga lá, v&m!) –  falando sobre o tomilho e o signo de leão. Concluímos pelo seu uso para o caso em que nosso  leão esteja longe de suas características e  precisando de uma forcinha para voltar a reinar e rugir todas as verdades que lhe vão na alma. Traduzindo: seja você do signo que for e estiver precisando das qualidades de Leão, está super valendo.

Mas quando está em equilíbrio, ele pode usar esses temperos em pouquíssima quantidade, pois pode ficar com excesso de fogo e as “tais verdades”  virem a sair de forma rude, e causar mal estar físico inclusive.

Afinal, escrevemos isso tudo para lembrar que só ressaltarem o “ego” é injustiça – nosso foco é no coração do leão!

Celebremos o leão que há em cada um de nós!

Lembrete: quando utilizar óleos cítricos cuidar para não expor-se ao sol.  No caso da especiaria, quanto menor a quantidade melhor. Testar antes de usar. Aromaterapia por aromaterapeutas é o caminho mais seguro. O o.e. de tomilho é hipertensivo.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato