20 de agosto de 2019

Responda agora para si mesmo: O que é o Sucesso?

O sucesso é um objetivo ou uma consequência?

Pois é, está cada vez mais “tendência” workshops de “como obter sucesso”; “as 3 ou 300 leis do sucesso”; “15 passos para ser bem sucedido”; “o segredo do sucesso”. Nada contra, não mesmo, mas vamos pensar um pouquinho.

Ok, antes de dar download naquele PDF grátis de como obter sucesso em uma semana, responda a si mesmo – “o que é sucesso?”“o que farei tão logo leia o livro e aplique as regrinhas ali ensinadas e obtenha meu quinhão de sucesso?”.

Já vi vários tipos de respostas, bem como já vi pessoas realmente obterem sucesso com regrinhas prontas, só não conto o que aconteceu depois, porque a resposta seria decepcionante e eu não quero desanimar ninguém – pois é,  já disse sem querer – nada!

Ganharam dinheiro? algumas sim!  Tiveram o número de “likes” e “seguidores” nas mídias sociais aumentados? Sim. O dinheiro chegou, os elogios idem, o número de coraçõezinhos mais ainda, mas o vazio existencial voltou tão rápido…! Aquele “e dai?”, “é agora?”, estes, chegaram rapidinho…

Por quê? Simples. O sucesso veio de fora para dentro. Foi planejado e plantado. Gostaria muito que as pessoas pudessem entender que ele está dentro de nós esperando para se manifestar. O sucesso não pode ser um objetivo – ele é consequência.

O que seria o sucesso para quem trabalha em atividades holísticas? E é aí que encontramos zilhões de anúncios, livretos, workshops ensinando como “chegar lá”. Por favor, onde é esse lá? Bem…, é só curiosidade mesmo, não quero ir para lá…!

Se você é terapeuta holístico, sua função é lidar com o sagrado mais profundo de quem lhe procura. Isto se você é terapeuta por vocação, de verdade, e não entrou nessa nova onda de se “formar terapeuta holístico” como profissão de última hora. Ganhar dinheiro?,Socializar? “Fazer amigos e influenciar pessoas?” Oh… Antigo isso, não?

Afinal, algumas pessoas estão achando que esta possa ser a salvação da lavoura! Basta ver o número de “cursos profissionalizantes” de terapeutas das mais diversas áreas.

Calma…! Também damos cursos, somos terapeutas, .. mas a coisa está demais e a busca pelo sucesso e ganhos financeiros está comprometendo a profissão, comprometendo a credibilidade, e pior, a própria evolução de quem trabalha com o corpo e a alma e não apenas quer colecionar “likes”, ser reconhecido (pelo quê mesmo?) e ganhar dinheiro.

O que vem a ser sucesso? A etimologia da palavra é a seguinte: “Successus” do Latim, querendo dizer “o que vem depois, o que avança, se movimenta para adiante. Sub + cedere = aproximar-se, chegar a um resultado favorável. O que sucede? O que vem depois?

Assim, para obtermos sucesso, precisamos fazer algo antes. Ah… alguém pode estar pensando: “posso fazer qualquer coisa, escrever uma mentira que viralize na internet e obterei resultado, como sinônimo de sucesso.

Mas vamos demonstrar de outra forma: “toda ação gera uma reação da mesma intensidade…”. Agimos de uma forma e esta gerará resultado de acordo.

Qual deve ser minha ação para obter um resultado que me satisfaça? Pela lógica da Natureza, que eu aja com satisfação a fim de obter o tal bom resultado.

E nas terapias holísticas não estamos brincando. Não é festa, não é ação entre amigos, é trabalho. Deve trabalhar com a alma humana quem a reconhece como sagrada e está disposto a doar-se com compromisso e responsabilidade.

Terapias holísticas não são eventos festivos. Podemos ter prazer e alegria em trabalhar porque estamos fazendo aquilo que gostamos e decidimos fazer. Estamos exercendo o nosso Contrato Sagrado visando sermos bem sucedidos. O que é ser bem sucedido nesse caso?

Em primeiro lugar a alegria de termos um objetivo a alcançar, com a clareza de que estamos levando o nosso melhor para o outro; entregarmo-nos à nossa tarefa sabendo que nossos Mentores estão presentes para assegurar que tudo corra bem, nos inspirando; que estamos externando tudo o que aprendemos em benefício do outro, e que este ao sair dali, sairá melhor do que entrou.

Além disso, devemos manter em mente que caso isto não ocorra por algum motivo, muitas vezes, por auto-descobertas  difíceis de lidar num primeiro momento, que isto também é um trabalho bem feito, e principalmente devemos deixar claro que o cliente terá nosso apoio e suporte para sentir-se melhor, ele não estará sozinho!

Quem se doa com o coração nesta profissão, com compromisso e responsabilidade, tem recompensas inimagináveis, sendo que o reconhecimento maior sempre será ver o cliente satisfeito, e quanto à conta bancária próspera, será apenas a conseqüência, ou seja, o resultado de tudo o que veio antes.

Como disse Jung “o que está dentro, está fora” e a própria Tábua de Esmeraldas, no Princípio da Correspondência “…aquilo que está em cima é igual ao que está embaixo…”

O sucesso real só se manifestará se você o tiver dentro de si em forma de reconhecer-se como alguém que tem para dar, saber o que tem para dar, e fazê-lo sem medo. Lembrar que você está ali por inteiro e que os resultados a serem obtidos em termos de benefícios para o cliente dependerá dele, pois você está ciente do que está fazendo.

Se você for “reconhecido” no mundo virtual com likes, ganhar muito dinheiro e não obtiver resultados humanos satisfatórios, você estará longe de ser bem sucedido como terapeuta holístico, ou qualquer outra profissão, tampouco e muito menos como ser humano.

Busque o sucesso com aquilo que lhe preencha a alma e compartilhe com o outro. Só assim o tal sucesso virá, em todos os níveis.

Se não souber, faça seu mapa natal. Algumas perguntas respondidas após uma sincera investigação do que lhe vai à alma, e a resposta para a pergunta de um milhão de dólares: O que você fará uma vez que tenha obtido o sucesso? É sério!

Você chegou até aqui? Então conto o segredo do sucesso mais infalível: humildade! Deixe o ego em casa quando for lidar com a alma humana. Caridade, porque se você a faz é porque tem algo a oferecer e agradecer. Você é realmente bem sucedido! Parabéns!

E outro detalhe: o ditado que diz que “caridade começa em casa” significa dizer que começa por você mesmo, esta “casa” é a “casa interna”.  

E quanto aos clientes que de nós necessitam, as portas estão totalmente abertas, já aquelas pessoas curiosas que apenas querem preencher  seus vazios ou seguir modismos, também as encontrarão abertas. E o resultado? Bem, respondo como dizia um professor meu de pedagogia:“o professor ensina, mas quem aprende é o aluno”.

Nosso trabalho dá certo – é bem sucedido – quando o cliente faz a sua parte. Assim, o sucesso não é mérito só nosso – é compartilhado. Somos “agentes de cura” e não curadores!

Por isso, mais uma dica que compartilho ligada ao sucesso: “compromisso”. Não. Não é comigo, com ele, ou com ela, é com você mesmo e com aquilo que sua própria escolha.

Óleo essencial do sucesso? Claro, néroli

Todas as fotos: Pixabay – by  margodeco

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato