15 de agosto de 2019

Jasmim Dama da Noite e sua personalidade sagrada

A Alquimia de uma dama da noite e suas funções

A flor conhecida como Dama da Noite (Cestrum nocturnum) traz consigo uma lenda que conta que ela realiza desejos, desde que  você o faça exatamente no momento em que ela estiver se abrindo. Momento único e mágico, e esta será a forma que você verá seu desejo realizar-se. Qual o recado que ela nos traz? Vamos falar de uma pessoa desse tipo.

Uma pessoa que ao chegar toma conta do ambiente de forma positiva. Ela é solar, ama ambientes abertos,  muito sensível e por isso mesmo entende que não deve se expor, tampouco impor sua presença, pois muitos simplesmente se sentem invadidos por sua exuberância, e outros até se incomodam com sua “simples” presença.

Ela é da noite. Nesse momento se sente mais confortável para lidar com a vida e tudo que ela apresenta. Costuma dizer que a aparente  calma e o mistério da noite a fascinam e a instigam a vir mostrar a que veio. Tem o tom de voz alto, porém suave, tem sempre a palavra e entonação perfeitas para cada assunto ou pessoa.

Não é qualquer um que está pronto para ouvi -la.  Dizem que é invasiva, mas isso é injustiça. Ela não mete o bedelho nos seus assuntos se você não perguntar. Porém, caso pergunte, prepare-se – ela até diminui o tom de voz,  que se torna levemente rouca, profunda e mostra, não como opinião, mas conduz o assunto de forma a que você mesmo perceba o ponto a que ela quer que você veja, faz isso apresentando argumentos contando estórias e experiências até chegar ao momento exato em que caiba falar de como ela sente as coisas, como ela lhe percebe, e partir dali, você se verá melhor, se escutará melhor.

Talvez a princípio não goste do que irá ouvir, mas se respeitar aquele momento ele se transformará em algo bom para você, funcionará como uma medicina de clareza e alegria. Não de imediato como poderia parecer por sua aparência assertiva. Ela faz efeitos em você a longo prazo. Ela sempre deixa sua assinatura na sua alma.

Excelente companhia para quem tem coragem de viver a vida com tudo o que ela apresenta. Até porque em caso de dificuldades, seja noite ou seja dia, ela estará ao seu lado, com voz rouca, alta, suave,  doce ou como um grito de guerra como: “Respeite-se e vá à luta!” Mas estará lá,  na primeira fila, no camarote, a primeira a chegar no camarim,  ou lhe aguardando no podium. Claro, poderá estar  ao seu lado de mãos  dadas, solidária e companheira, mas não se engane, terá que fazê-la sentir-se necessária.  Para isso, você terá que ser sensível e ter coragem de perceber e fazer o movimento em direção a ela. Assertiva sim, invasiva nunca. Lembre-se: ela é uma dama, e como tal, gosta de ser admirada, seduzida, mas escolhe com quem, onde e como estar.

Ela detém o conhecimento adquirido por aí em qualquer ambiente noturno, sem preconceitos, pois é exatamente nesta hora que se comunica melhor, se faz entender, se mistura às pessoas e junto com as mariposas, suas principais polinizadoras, que também só gostam da noite, fazem um trabalho de achar nas sombras um pouco de luz. 

Durante o dia ela é uma meditadora, alguém que fecha-se em si, recebe a luz solar, armazena toda a luz e calor possíveis, processa-os, e à noite gasta toda essa energia para seu prazer e benefício de quem precisar.

Junto com  as amigas mariposas sempre encontram um canto mais iluminado no ambiente para levar  quem precisa, para uma boa conversa. Aos poucos, o barulho desaparece, o ambiente vai se iluminando, simplesmente porque o tempo passou, o dia amanheceu e você nem notou.

Nesse momento você não percebeu que o perfume dela é inebriante, pois era exatamente daquele ar que você precisava para renovar-se, aquela força que lhe faltava. Você foi hipnotizado não pelo aroma ou pela beleza dessa dama, mas pelo que ela foi capaz de fazer em sua alma. Seu dom é perceber as sombras sem jamais apontar para elas, ao contrário, – ela aos poucos vai conversando, jogando luz em forma de palavras, e ao notar que está claro, a alegria que se tem é imensa, já que você mesmo vê a própria luz, ela só o estimulou  a vê-la.

Seu aroma avisa logo a que veio – ela precisa ser levada a sério, e não tome um porre de sua companhia, pois ela, é transbordante, podendo realmente deixá-lo hipnotizado. Tem um magnetismo mágico. Excelente companheira para assuntos profundos e espirituais. Lembre-se: ela é uma dama, e como tal, gosta de ser admirada e seduzida, mas escolhe com quem estar, com quem conversar, onde estar, e principalmente respeita sua individualidade.

Ela jamais dirá quem ou como você é, pois isto é tarefa sua, faz parte do seu Sagrado. Acredita que pode facilitar provocando com sua conversa tudo aquilo seu que estava nas sombras de sua noite pessoal. Ela está ali para vê-lo iluminar-se, e mais importante, degustar seu prazer em descobrir que você pode. – ela  conhece bem essa sensação e recomenda a todos.  Sua auto-estima é inquestionável, pois sabe quem é e a que veio, e irá lhe ajudar a fazer o mesmo, discreta, mas de forma eficaz.

Ela é uma mulher? Tem energia feminina forte, mas pode ser um homem, pode ser você mesmo, seja você quem for.  Quem sabe você saiba onde ela mora, quem sabe dentro se você mesmo!? Investigue-se!

Notas importante: A flor conhecida como Dama da Noite é tóxica, venenosa e deve manter-se longe de ambientes onde se permanece muito tempo. Apenas para jardins. Cuidado com as essências, pois não há no mercado óleos essenciais dessa planta.

Deixo aqui o link para artigo sobre a personalidade do jasmim 

Curiosidade: Há no mercado um óleo essencial (na verdade, sua apresentação é a 10%) que tem aroma semelhante ao da Dama da Noite com a vantagem de não ser tóxico, tampouco venenoso. Seu aroma se usado em pequenas doses,  estimula a libido e  induz a sonhos com conteúdo significativo, pode ajudar no alívio efetivo para estados depressivos. Quantidades: 2 a 3 gotas em um rechaux já são mais do que suficientes para obter-se excelentes resultados. É o Jasmim dos Poetas. (Jasminum gradiflorum). 

Fotos: Dama da Noite: by Mizunoryu by CC

Mariposa: “Palpita sp” by jeans photos by CC

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato