4 de dezembro de 2011

Vetiver – quando a natureza dá suporte e firmeza

O vetiver, energeticamente, nos traz senso de realidade. Independente do momento que o indivíduo esteja, a sensação é de amparo.

Falar sobre o vetiver sem antes mencionar que essa gramínea é uma espécie de anjo da guarda do meio ambiente seria, quando pouco, uma injustiça.

Para entender as funções deste óleo essencial, é importante saber quais funções e propriedades físicas  exercidas pela gramínea que lhe dá origem no ambiente onde cresce e é cultivada.

O óleo é obtido de raízes, que podem chegar a mais de 3,5 m de comprimento, o que faz desta grama uma excelente opção para áreas de erosão do solo. Assim, sua plantação tem sido utilizada para criar barreiras em casos de enchentes, já que suas raízes são fortes e seguram o fluxo de água, armazenando-a no solo, prevenindo que grandes volumes de água tomem força e velocidade, sem contar que ajuda na fertilização do solo.

É realmente um presente da Natureza, pois seu crescimento se dá em menos de quatro meses, o que viabiliza soluções ecológicas.

Agora, cientes destas funções do vetiver em sua forma original, podemos comparar com o trabalho que faz o óleo essencial  em nosso organismo especialmente em termos energéticos. Tratando-se de uma raiz, como já vimos, assim, ele atua na parte baixa e interna do tronco, especialmente nas glândulas reprodutoras dinamizando a produção de hormônios e também nos intestinos, ajudando na absorção de nutrientes e na excreção de secreções.

No nível emocional, tem caráter enraizador e fortalecedor por sua óbvia conexão com a Terra, tendo a capacidade de ajudar o indivíduo em seu processo de auto- orientação,  trazendo profundidade,  foco para traçar objetivos e metas, desfazendo bloqueios emocionais enraizados, medos antigos e sensação de não pertencimento. É essencialmente um óleo que provê o equilíbrio das emoções.

Energeticamente considerado um dos óleos mais femininos devido à sua profunda ligação com a Terra, absorve nutrientes e excreta os dejetos decorrentes livrando-nos daquilo que não mais precisamos. Tem portanto, uma forte energia de prosperidade, não só no sentido de produzir bens, mas principalmente de mantê-los. Lembrem-se que esta grama fertiliza o solo, cresce rápido e dá suporte ao fluxo de água. Assim como o óleo de sândalo, ajuda a separar o joio do trigo em termos das pessoas e energias que nos rodeiam, afastando aquelas não compatíveis com nossa vibração e momento de vida.

Sua energia é nutridora, úmida,  fresca e doce, seu elemento principal não poderia ser outro se não o  Terra. Acalma e levanta o ânimo. Por estas características, fica clara a sua capacidade de ajudar pessoas que estejam em um momento difícil, como irritabilidade, exaustão mental ou mesmo sentimento de solidão.

Além disso, ao usá-lo é comum sentirmos a sensação de amparo como uma grande mãe ou avó, que nos oferece sabedoria, palavras de conforto e um abraço forte não havendo a necessidade de palavras, sendo apenas o abraço suficiente.

Se precisasse traduzir o aroma de vetiver em imagem, pediria que vocês imaginassem uma grande floresta onde cai uma chuva fininha, onde  você de uma janela de sua casa plantada no centro da mesma sentisse o aroma da chuva e alongasse o olhar para as árvores altas e coloridas com seus frutos. Nesta casa haveria uma lareira que aqueceria o ambiente e uma mesa comprida com alimentos saborosos onde se encontram todas as pessoas que você quer bem.

Em suma, proteção carinhosa. Este é o vetiver.

Deixo com vocês um link para um blog que andei visitando e achei sensacional. Dalí tirei algumas informações sobre o plantio do vetiver. Tem umas fotos sensacionais.http://www.vetiversolutions.info/2011/07/vetiver-soil-conservation-buffers-at.html A foto que eu (tentei) colocar é de lá.

 

 

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”, baseados na Carta Natal do cliente. Perfumes de ocasião segundo os trânsitos astrológicos. Elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.