8 de abril de 2019

De quando deixei de fazer perfume e passei a fazer poesia

Perfume como um mistério que apenas quem o usa poderá revelar.

  • É verdade que a maiorias das pessoas que me conhece como “perfumeterapeuta”,  sabe que confecciono apenas perfumes personalizados. Isto é um fato. Para fazer um perfume  terapêutico e ainda possa ser considerado um bom perfume  pode parecer uma tarefa muito difícil. Difícil não diria, mas desafiador, certamente.
Para começarmos a conversar sobre o assunto, já posso afirmar que precisamos de ingredientes que só estão disponíveis para quem tem determinação, e a maioria, não está à venda no mercado. Posso enumerar alguns itens e assim, quem sabe, você se identifique?

Ter em mente que um perfume natural terapêutico feito com óleos essenciais e tinturas ou base alcoólica, é para ser usado de forma ritualística;

Ter consciência de que tais perfumes nada têm a ver com o que conhecemos como perfumes, ao contrário, não  têm nada parecido com aromas industrializados;

Conhecer a si mesmo e ser fiel àquilo que se acredita;

Ter matéria prima da melhor qualidade à disposição;

Ter clareza daquilo que se quer fazer;

Abrir -se para  o objeto de inspiração daquele perfume, que é o próprio cliente;

Manter a certeza que cada perfume será sempre uma surpresa por mais que possamos imaginar e prever, pois a Natureza de que nossa matéria prima é composta só se revela quando pronta está;

Termos consciência que os produtos de nosso trabalho têm mais co-relação com um perfume  Oriental do que com um europeu, ou qualquer outro fabricado no Ocidente. Eles contêm uma  aura de mistério que apenas seu dono pode decifrar;

Manter a consciência de que o perfume terapêutico contém códigos únicos do indivíduo. Assim sendo, deverá ser utilizado para si mesmo e não para o outronão é perfume do ego, é um perfume da alma.

Perfume com o propósito de reconectar-se com a sua verdadeira essência através da memória  olfativa, que ainda que de forma inconsciente, conta a sua história.

O mais importante é ter em mente que todo aquele que se aproximar de você e se identificar com o aroma que emana de você através de seu perfume, estará dizendo que em algum ponto vocês se encontram em termos de afinidade. É algo sutil e bastante efetivo. “Você tem algo que reconheço.”

E os ingredientes mais importantes:  paciência e dedicação, pois precisamos levar em conta fatores da Natureza, como as fases da Lua e tempo de maturação.

A partir do momento em que passamos a só fazer perfumes inspirados em dados sutis da alma, como possíveis memórias ancestrais/genéticas; memórias de infância ou geográficas que remetam o indivíduo a um canto confortável de sua alma, passamos a perceber a poesia que nosso ofício proporciona,  não apenas ao cliente, mas, e principalmente a nós mesmos, pois alimenta e ratifica nosso Contrato Sagrado, ou como hoje costuma-se  chamar, nosso Propósito, (mas preferimos ainda  a nomenclatura anterior, pois denota o que mais prezamos, que é compromisso e responsabilidade).

Ainda que o cliente não saiba o que quer ou não consiga explicar determinados aspectos de sua personalidade ou de suas emoções, nossas ferramentas são sutis e delicadas, podendo acessar pistas que serão percorridas “de mãos dadas terapeuta/cliente”. Assim, serão traduzidas em seu aroma, a cada dia, a cada momento algo novo  no qual possivelmente você se reconhecerá… Todo perfume artesanal é único, assim  como cada indivíduo o é.

E quais seriam tais ferramentas? Utilizamos o Mapa Natal Alquímico, pois ali acessamos os arquétipos presentes em seu corpo celeste (Paracelso). Aqui poderíamos utilizar a expressão corpo morfogenético (Rupert Sheldrake) ou mesmo Inconsciente Coletivo (Jung). 

Nesta área, a mais sutil, e portanto mais distante de nosso corpo físico, são armazenadas as informações oriundas de todas as experiências, não apenas nossas, mas do Coletivo. Tudo o que acontece no mundo se relaciona comigo, com você e com todos. Estas são representadas pelo que chamamos de arquétipos, que são símbolos comuns universais.

Leitura do Tarot Alquímico,  cartas ciganas, baralho cigano padrão, as Cartas dos Grandes Mestres, ou mesmo o Tarot de Marselha. Esclarecemos que as leituras arquetípicas através dos oráculos são para assuntos  episódicos de determinados momentos da vida. Como todos sabemos, a vida é cíclica e mudamos de humor, de estado de espírito –  nossas emoções são voláteis. Assim sendo, para cada momento de vida, podemos ler e acessar qual arquétipo estamos precisando ativar e fortalecer para enfrentarmos as situações que se apresentem.

Assim, hoje anunciamos que nosso próximo trabalho público  sobre perfumes. Será uma oficina de perfumes arquetípicos aplicados aos signos e planetas do Zodíaco , seguindo-se de outra sobre perfumes e os arquétipos do Tarot (ou de um oráculo, ainda a ser definido). Daremos a opção de escolha na primeira oficina entre  os arquétipos do baralho cigano ou do Tarot de Marselha. Garantimos entretanto, que serão ferramentas extremamente úteis para ajudar a consolidar relações de almas seja de cliente/terapeuta ou outras relações que se tenha com o objeto de sua inspiração- o dono do perfume.

A cada aroma que você se identifique, levando-lhe à alguma memória confortável, de forma consciente ou não,  muito provavelmente estará em sua memória ancestral, será um aroma arquetípico de acolhimento. Seu perfume, sua história, sua poesia, seu mistério.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato