16 de março de 2017

Óleo essencial de néroli – mitologia das flores

Segundo o poeta francês Guy de Maupassant o aroma da flor de laranjeira é como o ópio, "um perfume preparado pelas fadas, e não por químicos"

O óleo essencial de neroli, que nada mais é do que o óleo das flores da laranjeira, tem várias estórias para contar, além das propriedades incríveis que nos oferece.

Agora você vai entender porque utilizamos a palavra “mitologia”. Claro, todas as plantas têm sua história e suas estórias, porém a flor de laranjeira é especial.

A primeira, dizem as más línguas, que os bouquets das noivas eram confeccionadas com estas flores devido à falta de banho à época, e, portanto, o bouquet com seu aroma inebriante – é verdade, a palavra é essa mesmo, ajudava a disfarçar o cheiro de suor das mocinhas. Credo!

Ainda sobre o bouquet das noivas, justifica-se por simbolizar a pureza, e a virgindade, além de ajudar a acalmar os nervos das noivas para a noite de núpcias, que naquela época, provocava medo.

Em contraponto ao que acabamos de afirmar, há a  história –  de que em Madrid, o aroma de neroli era a marca registrada das prostitutas. O perfume era utilizado como um código.

Ao mesmo tempo em que seu aroma é capaz de acalmar a mente e o coração, já que tem a capacidade de esfriar os humores, ele pode dar grandes resultados nos estados de insônia e agitação, inclusive sendo muito utilizada contra palpitações.

Quem lembra que há alguns anos atrás, quando as pessoas estavam nervosas, não se usava ansiolíticos sintéticos ou coisa parecida, e sim água da flor de laranjeira como calmante? Tempos mais tranquilos, claro! E bem mais saudáveis!

E quanto à mitologia? A mitologia grega nos conta que no casamento de Zeus e Hera, esta foi presenteada por ninguém menos do que Gaia, a Deusa da Terra e da fertilidade com flores de laranjeira para serem usadas em sua noite de núpcias. Na mitologia romana também vamos ver que Juno (a própria Hera) e Júpiter (Zeus) casando e recebendo flores de laranjeira.

Enfim, existem lendas até na China sobre o poder da abundância, da alegria e da união.

A palavra união é aquela que mais combina com o óleo essencial de neroli, na minha opinião, já que seu aroma está ligado às prostitutas e às virgens; proporciona calma e ao mesmo tempo é afrodisíaco e pode levantar o ânimo até o estado de euforia.

Isto significa dizer que une as polaridades, portanto proporciona equilíbrio e harmonia para corpo, mente e espírito. Além disso, os estudiosos atribuirem o neroli ao Elemento Fogo, mas pertence aos luminares Sol e Lua.

Quando precisamos equilibrar nosso lado masculino com o feminino, ou seja, razãoemoção, o óleo essencial de neroli é a escolha ideal. Para pessoas muito contidas que não conseguem se expressar emocionalmente, recomendo fortemente o óleo de neroli.

Sabe aquela pessoa que esconde o jogo, e quase não fala de si, que sai sempre pela tangente quando o assunto é emoção? Quer conhecê-la de verdade? Presentei-a com óleo de neroli e fique por perto. Fica a dica!

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato

Formulário

Sua opinião é muito importante para nós. Envie uma mensagem através do nosso formulário abaixo.