13 de janeiro de 2014

Personalidade olfativa do jasmim

O Jasmim é nobre em seu "temperamento", sábio em seu comportamento olfativo, belo em sua aparência e curativo em sua ação.

Cumprindo minhas decisões de Ano Novo, estou aqui de volta, desta vez para falar da personalidade olfativa do óleo essencial de jasmim.

Para falar a verdade, nem sei a razão de demorar tanto a fazê-lo, já que trata-se de um dos aromas que mais gosto.

Ah…, quem acompanha meus artigos deve estar pensando que “eu falo isso para todos”, e não nego, em termos de óleos essenciais tenho minhas fases, mas o amor pelo jasmim permanece.

Falando em amores, o jasminum officinalis, é esse seu nome oficial, tem tudo a ver com o assunto em todos os sentidos.

Descrevendo-o em termos de aroma, diria que ele é morninho, doce, tem algo de úmido e, claro, floral. Entretanto, sua energia é democrática, para não dizer neutra, já que a palavra não favorece, podendo dar a impressão de nada. Bem, em outras palavras, ele tem ação afrodisíaca, euforizante e calmante ao mesmo tempo. Contrassenso? Não.

Se utilizado em proporções equilibradas, tem ação confortante no emocional e atua como calmante da mente, liberando tensões. Em casos de depressão é uma excelente opção, já que dá uma levantada no humor, podendo provocar estados de euforia.

Se por outro lado, o indivíduo se encontrar ansioso, o jasmim está lá dando a mão amiga em um abraço carinhoso.

Isto tudo ocorre por sua capacidade de atingir o inconsciente, trabalhando em casos de pessoas reprimidas, tímidas, e que muitas vezes agem da forma que aprenderam ser a correta, não necessariamente a forma com que sentem em essência.

Assim, quando a pessoa se libera dos limites aprendidos, acalma e passa a agir coerentemente com seus próprios valores.

Uma pessoa com a personalidade olfativa do jasmim é aquela que sabe ser bonita. É, é isso mesmo. Ser ou não bonita é uma questão de consciência. E esta pessoa a tem.

Ela gosta de tocar e ser tocada, sem medo ou preconceito. Vaidosa, se veste bem, tem paixão por aromas, cores e pessoas bem humoradas. Trata-se de boa ouvinte, mas quando fala, todos param para ouví-la, já que se expressa muito bem tanto verbalmente quanto em gestos largos.

Não tem preconceitos quando se interessa por alguém, pode ser rico, pobre, de nacionalidade diferente, anão ou gigante, geralmente não precisa fazer grandes esforços para conquistar um parceiro ou mesmo amigos. É aquela pessoa de quem lembramos sempre com um sorriso. Ela é muito bem humorada e está sempre pronta para os amigos, seja três horas da tarde ou três horas da manhã.

Se faz respeitar pela simples presença, pois não passa a impressão de fragilidade, ao contrário, basta olhar para ela para que se tenha a certeza de que dificilmente será enganada.

Adora uma festa, mas se você a chamar para uma sessão de cinema Cult está valendo também. Você a encontrará em restaurantes caríssimos comendo pratos exóticos, mas não se surpreenda se ela mesma lhe convidar para tomar um chopp no boteco da esquina. Ela valoriza a companhia e não o que o dinheiro pode pagar. Seu sorriso, comportamento e humor serão os mesmos.

É alguém que qualquer um quer ter por perto, costumam ser sensuais, porém um tanto misteriosos quanto à sua disposição para um relacionamento, isto porque adoram flertar. Assim, se realmente você estiver interessado em alguém com essa personalidade, vai ter que “pagar pra ver”.

Muitas vezes as pessoas podem confundir, por ser alegre e afetuosa com quase todos que a cercam. Eu disse “quase”, porque se acaso se depara com pessoas mal humoradas ou prepotentes, ela não fará a menor força para ser educada, ao contrário, pode tornar-se o extremo oposto, agindo de forma agressiva a fim de se livrar do mal estar causado por tal comportamento.

No final das contas, é sensível ao extremo, podendo sentir o ambiente e o outro de forma quase mediúnica. Seu temperamento é doce, solar, forte e assertivo como o aroma do jasmim.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato