17 de abril de 2011

Personalidade olfativa tipo resina

Unir as pontas, cicatrizar as emoções, equilibrar. Estas são algumas das funções do tipo resina. Precisando de um amigo, conte com ele.

Falar sobre as diversas personalidades olfativas é sempre um prazer, já que os exemplos são diversos e contemporâneos, o que até nos possibilita encontrar ao nosso lado um modelo vivo do que queremos exemplificar.

Bem, talvez seja assim com várias personalidades, entretanto a coisa fica um pouco mais complicada quando falamos do tipo resina, já que não se encontra com muita facilidade pessoas com a descrição que vamos ver a seguir.

O que pauta um indivíduo com o tipo de personalidade olfativa que classificamos como resina, tem um senso de justiça apuradíssimo e pauta suas ações por ele.

A busca pela Verdade e o Não Julgamento são outros atributos dos quais não abre mão. Buscar a Verdade a alguns, pode parecer algo muito relativo. A outros, muito complexo, porém, aqui refiro-me àquela Universal para a qual não cabe contestação – a que o Universo com Seus mistérios tem um propósito e que cada indivíduo vê sob o seu ponto de vista e crenças, portanto não há o que julgar.

Cada um acreditar em sua própria história e lutar por ela, vivendo-a  plenamente sem julgar as “verdades” alheias é privilégio de poucos e obrigação de todos. Apenas respeitá-las é ter senso de justiça.

A afirmação de que não é tarefa tão fácil está exatamente no fato de um indivíduo pensar de uma forma, outro pensar de maneira totalmente contrária, e assim mesmo, por mais que discordem, um respeitar as atitudes e pensamentos do outro. Para um amigo que aja de forma que você julgue ser totalmente errada e prejudicial a ele ou a terceiros, sua obrigação é ponderar com  seu ponto de vista, porém respeitar suas atitudes. Nosso amigo em questão faz isso naturalmente. Este, efetivamente jamais será acusado de ser  “o dono da verdade”.

Quem tem amigos dessa qualidade pode agradecer ao Universo, pois tem com quem contar. São pessoas preocupadas com o Planeta, com a Ecologia e Sustentabilidade, porém você não as verá como “ecochatas”. Elas agem sem fazer alarde e não fazem escândalo nem discurso quando vêem que alguém fez algo “ecologicamente incorreto”. Mais tarde, encontrará uma oportunidade de falar no assunto de tal forma que você agradecerá por havê-lo lembrado da importância daquilo que você poderia ter feito e não fez, e ainda assim não se sentirá julgado, tampouco culpado. Gentileza na forma de falar também é outra característica sua.

Como são idealistas, eles lutam por causas humanitárias, sem perder o foco, pois são persistentes naquilo que fazem. Sua principal busca é a perfeição, porém não como aquele perfeccionista que gosta de tudo certinho e não admite nada fora do lugar. Ao contrário, ele é paciente, equilibrado e seu perfeccionismo é voltado para si mesmo com o intuito de tornar-se cada vez melhor como ser espiritual.

Não raro encontramos esse tipo de pessoa como terapeutas, médicos à moda antiga – aquele médico de família, que conhece a todos e realmente se preocupa com os detalhes da vida de seu paciente, tentando descobrir em cada detalhe o que pode haver causado algum mal estar ou doença, para então poder dar opções de como lidar com aquele desequilíbrio. Aliás, um bom exemplo de profissão para o tipo resina seria o médico homeopata.

Pesquisar e estudar as emoções e comportamentos humanos é tarefa fácil para eles, pois são sagazes e geralmente são bem informados. Inclusive, gostam de dizer que têm nos livros uma excelente companhia, e é verdade.

Fazem várias coisas ao mesmo tempo, desde trabalhar, estudar, dar atenção à família e aos amigos, compartilhando com todos o que tem de melhor, e geralmente têm muito a dar, pois por se dedicarem tanto a tudo o que fazem com força de propósito, conseguem cedo uma boa posição social e financeira.

Está sempre cercado de amigos simplesmente porque é generoso no sentido de ouvir, não julgar, compartilhar, doar caso seja necessário, principalmente dando conselhos de forma humilde e despretensiosa. Não é aquele amigo que lhe dá uma idéia para solucionar um problema e se você não colocar a idéia dele em prática age com ar de superioridade só faltando dizer: “Eu não disse? Bem feito, não fez o que eu mandei!” Ao contrário, são regidos por palavras  como:  compaixão,  solidariedade e espiritualidade. Gostam de estar em estado meditativo, geralmente utilizando esta técnica para harmonizar e elevar o espírito.

Viram como é não é tão fácil assim exemplificar com pessoas contemporâneas e exemplos ao seu lado? Se você tiver o privilégio de ter um tipo desses à sua volta, sabe que foi presenteado, pois você usufrui de sua sabedoria e sabe o que é sentir-se acolhido por alguém. Aproveite e agradeça.

Alguns óleos essenciais resinosos: benjoim, olíbano, mirra.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato