1 de maio de 2020

Bétula branca – personalidade e atributos

Quando a Natureza dá o seu recado, cabe a reverência, o respeito e a integração.

Um amigo, daqueles que não vemos por aí, mas podemos ouví-lo bem se nos conectarmos, me sugeriu pensar sobre o óleo essencial de bétula branca. Deixou claro que seria excelente para este momento.

Ouvi o recado e já tive a certeza de que teria que juntar o conhecimento que já tinha sobre o assunto, às pesquisas que começaria naquele momento, e mais, abrir meus ouvidos internos à intuição até entender a linguagem simbólica junto com o desafio. Bem…,adoro os dois. Não foi difícil.

Primeiro passo foi abrir minha mala de óleos essenciais, morrendo de ansiedade para saber se ainda me restava alguma gota do óleo em questão. Segundo passo, o momento mágico de cheirá-lo.

Pois é, então para que fique claro, preciso fazer umas perguntinhas: Você conversa com seu gato? E com seu cachorro? Tem a impressão de que ele responde? (Por favor, não vale mentir! Confessa, vai!) Tem sim, chegam respostas na sua cabeça e você não leva muito a sério  por medo de estar pirando.
Ok. Então eu confesso aqui, e quem sabe seu medo passará para sempre?
Eu conversava muito com a minha gatinha, ela respondia com a minha voz interna -insight – e da mesma forma converso com meus óleos essenciais. Isso mesmo que você ouviu…

Voltando ao momento em que cheirei o óleo de bétula branca, com os olhos devidamente fechados, ele me respondeu:

Nossa…! Pensei que você estivesse me rejeitando, me senti um excluído. Queria saber quando chegaria minha vez. Você fala de todas as árvores, folhas, flores, e de mim? Nada? Você demorou, viu?

Ah… não… não franza o nariz, assim você me ofende! Meu cheiro de coisa defumada tem um propósito e você já vai saber.”

Eu atenta, mas já fazendo meu julgamento sobre o assunto: “um óleo essencial ciumento?” E ele seguiu:  “é para conservar, para proteger, não deixando insetos, animais maiores e até mesmo miasmas me atacarem e nem ao ambiente. Eu me protegendo, protejo aos outros também.

Uhm… minhas antenas receptivas entraram em modo alegria… Sabia que estava prestes a ouvir  informações importantes.

Ele continuou: “vocês por aqui precisam aprender um pouco mais sobre a história por detrás do aroma e de suas propriedades.”
Fiquei meio desconfiada de que aquilo fosse uma bronca, mas para minha surpresa, não era. Falou que eu deveria continuar com meu trabalho de pesquisa das origens de cada óleo. Caramba, nessa hora não sabia se sentia o peso da responsabilidade ou se ficava feliz por ele estar prestando atenção em mim.

-” você sabe que estou por aqui desde o princípio de tudo?” “Sabe que sobrevivi a muita dificuldade?”
Vou chamar a Rainha das Florestas para falar com você.” Nessa hora senti um arrepio na alma e vi que a coisa era muito séria.

Minha respiração aprofundou, me ajeitei na cadeira, rezei… é …quando não sei o que fazer, rezo. E lá veio ela. Que coisa linda…, que presença…! A árvore de bétula branca “em pessoa”, ali na minha frente… Que emoção!

Estou aqui porque preciso que você dê um recado às pessoas. Estou aqui como símbolo que represento de novos começos, – veja bem, não disse recomeço – não peguem o que não deu certo e tentem remendar. A Natureza não aceita remendos! Gostaria que pensassem em tudo que vocês têm de bom e classificassem como semente. A Floresta passou – e ainda passa por uma devastação – essas sementes que vocês têm serão plantadas nas clareiras que as tempestades abrirem. Todas as dores que ainda sentem, serão amenizadas com as minhas propriedades físicas que dôo a vocês – dores articulares causadas pela rigidez do medo e da inação; minhas ações bactericidas e antissépticas. Todas as possíveis cristalizações que possam haver surgido nos rins, bexiga ou vesícula biliar, as chamadas pedras, posso dissolvê-las ou evitá-las.
Entretanto, o recado mais importante que aqui deixo é o de que sou Natureza, tenho dons e os ofereço. Nunca estou sozinha, sou semente, sou raiz, caule, folhas, flores e frutos, mas podendo voltar imediatamente tão logo termine meu ciclo como árvore, a ser semente. Repetirei toda minha trajetória neste lugar ou em qualquer outro onde o amigo vento me leve em forma seminal. Lá estarei, como semente, raiz… até me tornar novamente árvore com folhas que dançam lembrando que o movimento pode não ser o meu, mas me adapto e danço, sussurro com o vento, fazemos amor e deito novas sementes na terra para a prosperidade e saúde de todos.
Enquanto me espalho em minha dança, limpo o ar que vocês respiram, jogo meu perfume de defumação, apenas para lembrar que a proteção está no ar, e para que jamais esqueçam que o que há de alimento do corpo e da alma precisa ser conservado e sacralizado. Exatamente isto, tornado sagrado.

Do meu tronco saem folhas brancas qual papel, nas quais vocês poderão reescrever a nova história -a de autossuperação e fé na sabedoria da Natureza, a minha,… a sua, … a de todos nós, pois falo humildemente, mas sem medo de errar – passei por muitas vidas, vi terríveis devastações, mas me refiz, eu nova, eu com nova casca, novas folhas, nova vida, mas ainda eu mesma. Sou eterna, como vocês.
Deixo aqui uma sugestão para uso neste momento – junte suas sementes de fé, de amor, de compaixão e ética espiritual, deite-as na terra e refaça suas florestas, limpe as ervas daninhas de seu inconsciente, como pensamentos derrotistas, cubra com a própria terra, regue com suas próprias lágrimas, mas desta vez pela emoção de estar vivo, plantando mais vida, dando forma a seus sonhos, transformando-os em novos projetos.”

Sugestão de sinergia para força espiritual e limpeza neste momento:

Uso ambiental

1 frasco âmbar de 120 ml
100 ml de álcool de cereais (caso esteja difícil, use vodka)
2 gotas de óleo essencial de bétula branca (é mais do que suficiente)
3 gotas de óleo essencial de limão (pode ser tangerina, bergamota ou grapefruit)
1 gota de hortelã pimenta.

Modo de preparo:

Após as 2 gotas de bétula, feche e agite o frasco na vertical – ore um Pai Nosso;
Faça o mesmo com o limão e o hortelã.
Assim, serão 3 Pais Nossos;

Assim:

Acrescentar 10 ml de água mineral – vai turvar o preparado – neste caso a água é mais do que necessária, portanto deixe turvar.
Fale em direção ao frasco (como se falasse para ele, peça proteção, assepsia e saúde)
Feche o frasco e agite na vertical.

O ato de agitar na posição vertical – para cima e para baixo – além da função de misturar os óleos, potencializará o Pai Nosso onde diz: “Seja  feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu”.

Usar essa sinergia na porta de entrada de sua casa – aspergir em forma de arco, cercando o batente, visualizando a luz verde.

E assim, eu e o frasco de óleo essencial de bétula branca terminamos nossa conversa naquele dia, com meu mais profundo agradecimento pela estória e experiência que ele me passou. E terminou com um lembrete muito sério:

O óleo de bétula branca, por conter salicicato de metila, é contra indicado em casos de:
Gravidez;
Doenças do coração;
Hemofilia;
Hipertensão;
Doenças renais.

Saúde e proteção a todos. E antes que eu me esqueça, fique em casa, tá?

Este artigo visa apenas contribuir com informações no nível vibracional, energético, e quando possível, com algum conforto espiritual. Os óleos essenciais aqui descritos ajudam, são eficazes, mas não são medicamentos.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato