24 de julho de 2020

Cebola – Personalidade Olfativa

Uma mandala protetora natural

Hoje vamos falar sobre uma velha senhora. Sim ela é uma antiga presença entre nós,  sempre nutrindo, protegendo e curando.

Não é uma unanimidade, ao contrário,  presença controvertida, como todas cuja assertividade e força sejam características marcantes. Há pessoas que não abrem mão de sua presença e há aquelas que simplesmente não querem nem ouvir falar em seu nome.

Ela é protegida por várias camadas de cascas fininhas e delicadas, mas ao mesmo tempo muito fortes. Protegem e guardam segredos que só serão liberados para aqueles que estiverem dispostos a enfrentar o processo de rasgar suas cascas, cortar suas camadas e enfrentar seu sistema de defesa que emite um gás sulfúrico que nos causa ardência e queimação nos olhos, nos levando às lágrimas – um momento de pausa, não enxergamos nem pensamos em nada, mas ao mesmo tempo sabemos que rapidamente passará. Dor intensa, mas alívio e esquecimento rápido, com inumeráveis benefícios.

Sim, além disso, seu aroma forte e agudo é um chamamento de  atenção natural. Trata-se de uma Mandala produzida dentro da terra com várias camadas protegendo seu núcleo pela própria Natureza.

No nível físico, como alimento, contém propriedades que são de vital importância para nossa saúde, como a presença de fósforo, ferro, cálcio, sódio, vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, contém potássio e flavonoides – antioxidante – , é bactericida, anti-inflamatório e potente antibiótico.

Devemos lembrar que toda erva, flor ou  plantas em geral, que combatam bactérias, fungos, que  sejam antioxidantes e que acabem com tártaros  -cristalizações  – são antimiasmáticas – combatem energias de baixa vibração – por isso é que a Cebola é usada em rituais de limpeza. 

Agora que tivemos a coragem de rasgar as cascas e ultrapassar seus anéis de proteção, fazendo um movimento de fora para dentro desta linda  Mandala, acessamos nosso  o núcleo sagrado, que pôde fortalecer-se e agora surge luminoso como Self, nosso Eu verdadeiro e Divino.

Podemos fazer o caminho de volta para o Mundo externo,  pois está aberto para atuarmos em ajuda e proteção, fomos muito bem abastecidos e preparados para isto.

Os faraós usavam  réstias de cebolas  em seus  caixões, pois  a forma circular perfeita nos lembra a Eternidade – não há fim, não há começo – estamos na Roda da Vida, contraindo, expandindo, recomeçando e seguindo adiante em nossos ciclos evolutivos.

Lembrar da  dor intensa da cebola a cada desafio que enfrentarmos, certamente nos ajudará a lembrar que dói, cega, arde, paralisa, mas passa.

Que apenas reste a experiência como consciência de que o movimento da Vida é esse – pulsação, contração, expansão e ascenção. Somos parte da Natureza, e portanto é importante jamais esquecer – para cada desafio, existe uma solução correspondente e a força necessária para enfrentá-lo.

Caso não a sintamos em nós, busquemos o semelhante do lado de fora, como alimento do espírito, seja no Reino Vegetal, Mineral, Animal (em forma do verbo de seus afins), ou no Reino Espiritual através de seus Protetores, Anjos, Guardiões. Nossa força será acionada como uma chave e a partir deste momento reassumiremos o controle de nossos desafios – se são nossos, somos capazes de solucioná-los. Mas se precisar de ajuda, peça!

Artigo inspirado em reflexões do Constelador Familiar Marcelo Barrocaleia aqui

Procure por: Óleo Essencial de Cebola e Óleo Essencial Vibracional de Cebola.

Photo by Maria Hochgesang on Unsplash

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato