A ponte entre o corpo e o espírito – Perfumeterapia e Espiritualidade

Já repararam que de todos os sentidos, aquele que não é nada democrático é o olfato? Se você não gostar do sabor de algo, fecha a boca, do toque, não encoste, não quer ver, feche os olhos. E o que fazer quando não gostar de um cheiro?

A primeira opção seria retirar-se do ambiente, se possível, porém aromas veem através  do ar, são voláteis, podem te acompanhar durante um bom tempo e percurso. E a segunda opção seria, claro, parar de respirar. Portanto, não é uma opção!

Já repararam nas propagandas de perfumes  via tv ou revistas? normalmente são glamourosas e mágicas – um mundo perfeito em beleza e facilidades. Elas precisam ser assim, pois a linguagem é a imagem com suas cores e a estória por detrás que denota sucesso e felicidade. Não há como ser diferente, pois a linguagem olfativa precisa ser representada. A ideia é sempre de encantamento. (Sugiro procurar “as 5 melhores propagandas de perfumes” no Google).

Repararam nos nomes dos perfumes? Opium, Poison, Angel and demon, Cartier la panthere, Olympea, 212 (código da área de N.Y.), 212 Sexy, 212 Vip, Intense, Love story eau sensuelle, e claro, não vou lembrar, mas talvez outros até mais sugestivos haja. A ideia é remeter a algo de poder, como um perfume chamado 1 million, ou a ideia de perda de controle, de fascinínio, como o ópio, o veneno, como lidar diante de anjo e demônio em um só frasco – no caso, de uma pessoa? E a pantera? Como você se sente diante do Olimpo? E o que você diria de sentir-se sexy e vip em Nova York? Que tal usar uma “água sensual” que já traz uma estória de amor embutida? 

Além disso, os clips de propaganda de perfumes remetem a um mundo mágico. Isto tudo tem uma razão de ser, já que será através da sensação física, da provocação de uma vontade de viver uma estória de conto de fadas, de ser tão sensual, livre e amada e rica quanto a Giselle Bunchen na propaganda do Chanel nº 5. Isto tudo faz o efeito ponte entre o profano e o sagrado, já que não vem de uma forma grosseira e sim sutil. Você não percebe que o que está sentindo é, na verdade, não apenas a vontade de comprar tal perfume, mas algo maior surge ali – um desejo, e é ele que move o indivíduo. Inveja? Caso seja, pode ser capitalizada para algo maior – o ir à luta em direção ao que se quer.

O que estou dizendo? Que a propaganda de perfumes pode tornar um indivíduo melhor? Até pode, dependendo do indivíduo, mas não é exatamente este o ponto.

A “não mágica” acontece quando você compra o perfume e se olha no espelho, verifica sua conta bancária, vai à cozinha e a louça está lá para ser lavada e nada mudou. Momento de escolha, você não vai lembrar da propaganda, do perfume que usou durante um mes inteiro, mas o desejo de mudança estará lá em forma de frustração, talvez.

A perfumeterapia faz o caminho mais direto – você sente o aroma, surge a imagem do mundo que habita em você, remete a desejos, memórias afetivas, traz insights e pode provocar sonhos significativos através das amostras de perfumes que serão elaboradas para que você conviva durante um tempo, como resultado da consulta.

Poderão inclusive ser confirmadas via oráculos, com trocas de ideias, ou mesmo com uma breve consulta ao seu mapa natal. Esta parte você mesmo poderá indicar a preferência. E juntos estudamos estas imagens.

O que há de espiritual? Os óleos essenciais entram em contacto direto com a glândula pineal via sistema olfativo, o que por si só, já não precisaríamos falar mais nada, pois é esta glândula do relógio biológico, digamos assim – ela capta as radiações do Sol e da Lua. Ela é responsável pelo que os alquimistas chamavam de “elixir da vida”, o hormônio secretado pelo encontro das serpentes materna com a serpente paterna ou melhor, das fitas do DNA. Este hormônio é a melatonina.

Nosso cérebro funciona através da recepção e posterior tradução das ondas eletromagnéticas, ou seja, eletricidade, luz. Ele faz o registro e envia via neurônios  para o corpo físico como hormônios todas as sensações e informações que tenhamos tido.

Enfim, o nariz capta e imediatamente traduz, transformando via corpo físico, que se conecta com o corpo espiritual as sensações do indivíduo. Os óleos essenciais têm vibração, propriedades físicas, e atuam na emoção, portanto é um presente da Natureza que já vem completo.

Tendo em vista que os óleos essenciais são substâncias vitais, mensageiros de energia, consciência e bem estar em todos os níveis, acreditamos que seja bastante esclarecedor do objetivo de nosso trabalho. Bom lembrar que a Natureza provê e no processo de elaboração de nossos perfumes não há sequer uma gota de algo que não seja provido por ela.

Enfim, praticamos a busca do Sagrado (a alma) através de um olhar natural para o que o indivíduo traz em si que precisa modificar em seu lado profano (via corpo) ou seja, a não aceitação da própria sombra, em forma de  vícios, manias, crenças ou mesmo padrões antigos inconscientes. O seu nariz, assim como as cartas, não mentem jamais!

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

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