10 de maio de 2010

Madeiras

As pessoas tipo madeira são como protetores de seus amigos - doadores, intuitivos, firmes, têm fé verdadeira e são conscientes de si.

Para falar de símbolos, é sempre bom criarmos a imagem mental daquilo que vamos abordar, já que facilita bastante. Assim, imagine uma árvore em seu habitat natural. Comece olhando para baixo lembrando que um dia foi uma sementinha, verifique suas raízes, suba seus olhos até o tronco – que é o nosso assunto hoje -, mas continue vendo seus galhos, folhas, frutos e flores. Um ser completo.

O tronco é sua coluna vertebral, o centro de tudo. É ele quem está ali ereto e forte assegurando que tudo dará certo.

Enquanto os frutos caem, os galhos balançam e às vezes até quebram quando ocorre uma tempestade, mas o tronco permanece impassível fazendo seu trabalho. Ele é o canal de sustentação por onde passam os nutrientes retirados da terra. Como precisa se proteger, cria cascas que quando necessário caem, porém trata logo de criar outras mais fortes a fim de não “deixar a peteca cair”.

Ele propicia que os galhos cresçam a fim de gerar sombra para os viajantes, empresta sua carcaça para que estes possam descansar. Muitas vezes as pessoas se preocupam com as flores e frutos, ignorando que se não fosse a força do tronco, estes não existiriam. Ele não liga, pois é realmente estável e tranqüilo. Tem fé na Natureza. Ele é uma força da Natureza.

No tronco, em casos de pragas e doenças em uma árvore, podemos encontrar a resina em seu centro, que irá fazer o trabalho de cura. A pessoa/tronco é excelente  veículo de cura.

Como a idéia aqui é fazer analogia entre a madeira e o ser humano assim simbolizado, vamos encontrar pessoas que como o tronco, são inabaláveis e gostam de estar no centro de todas as questões em seu terreno de ação. Fazem o ancoramento Céu e Terra, portanto encontramos muitos médiuns tipo madeira.

Costumam ir mais alto do que a maioria à sua volta e dão suporte para que os seus pares também possam fazê-lo. Gostam de estar no controle, de dar amparo aos que precisam fazer sua caminhada, já que são seres confiáveis e leais. Firmeza de caráter e em seus pontos de vista são características inatas. Existem ainda outros atributos que não podemos deixar de falar, que são qualidades muito importantes em um ser humano, que são a lealdade, o empreendedorismo, a ética e a autoridade.

Além disso, sua capacidade de fazer materializar projetos próprios e de terceiros, é incrível, fazendo o mesmo tipo de ponte que o tronco faz com os galhos, flores e frutos de uma árvore. Para a pessoa caracterizada como madeira é fácil fazer tudo isto, pois é provida de fé inabalável na espiritualidade, fazendo com que suas qualidades de liderança sejam não só aceitas, bem como  solicitadas. Assim, é querida por todos e presença disputada em todos os meios. As pessoas recorrem a ela.

Costumam são ágeis de pensamento e persistentes naquilo que acreditam. Exercem forte influência sobre terceiros. Assim, em uma discussão, não tem para ninguém, já que com a facilidade de expressão e persistência características, conseguem desestabilizar os ânimos à sua volta.

Como seres humanos não são perfeitos, quando estão em desequilíbrio emocional, podem chegar a serem dominadores, mal humorados e impiedosamente teimosos, às vezes por um capricho não realizado. Podem também, exatamente por serem cheios de caprichos, levarem uma discussão a extremos, desestabilizando com facilidade seus interlocutores de forma inflexível apenas para “provar” que estavam certos – ainda que isto não seja o mais importante – é por puro prazer mesmo.

E tem mais, quando está fragilizado, como o tronco ferido, pode deixar as pessoas à sua volta inseguras e sem ação. Todas as atenções se voltam para ele, já que uma árvore com o tronco doente, não dá frutos,  pois seus galhos não se alimentam o suficiente, as folhas caem, um sério problema! E por analogia, fica claro que neste estado, o ser humano fica improdutivo, conseqüentemente com problemas financeiros.

Entretanto, fiquemos aqui com a pessoa em seu estado positivo, que é inabalável, firme, decidida e que confia no processo da Vida, além disso, inspiradora, a exemplo da árvore.

Podemos resumir dizendo que este líder inato é uma espécie de super herói para seus amigos e familiares, e o que é pior: ele sabe disso. Mas quem liga? É sempre bom ter esta força por perto.

Perfumes que se encaixam neste tipo de pessoas são os à base de óleo essencial de patchouli, cedro, sândalo, priprioca, cumaru, eucalipto, pinho, petitgrain laranja da terra, dentre outros.

Artigo escrito por Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

Comentários

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é professora de inglês por formação e aromaterapeuta por vocação. Escolheu dentre todas as possibilidades que a Aromaterapia apresenta, elaborar perfumes personalizados como item de “cuidados pessoais”. Para tal utiliza diversas ferramentas de investigação energética e emocional, fazendo anamnese profunda e testes olfativos. Dentre tais ferramentas podem ser encontrados a Carta Natal do cliente, o estudo dos setênios ou a leitura de oráculos com abordagem alquímica. Todos os produtos são elaborados com ervas e óleos essenciais da melhor qualidade, sem quaisquer aditivos químicos.

E-mail para contato