As árvores de cedro são nativas da Cordilheira de Atlas, no Marrocos e têm parentesco com o cedro do Líbano. Este tipo de cedro é aquele mesmo do qual era retirada a madeira para construção de templos, navios e palácios no Oriente Médio. A escolha desta matéria prima para esta finalidade, baseava-se no fato de produzir uma quantidade significativa de óleo essencial que tem a capacidade indiscutível de proteger contra insetos e fungos. Além disso, a resistência desta madeira também foi um dos fatores que devem ter sido considerados para essa escolha.
Inclusive, na Bíblia consta que o Templo de Salomão foi construído com a madeira de cedro e acredita-se que não apenas por sua resistência e longevidade, mas também pelo fato de o cedro simbolizar fertilidade, abundância e força espiritual. A origem do nome cedro (cedrus) já dá uma dica de seu significado, que vem da palavra kedron, que em árabe significa poder.
Os antigos Egípcios utilizavam o óleo essencial de cedro para a mumificação de seus mortos, para a fabricação de incensos e cosméticos.
No nível físico este óleo é excelente para fortificar a energia dos rins, baço e pâncreas, portanto sua vibração na área dos chakras básico e esplênico é indiscutível. É utilizado em caso de letargia, dores lombares, e medo, principalmente quando relacionado aos assuntos destes chakras, ou seja, quando diz respeito à sobrevivência e ao caminhar na Vida.
Além disso, não age apenas nesta área, pois é um potente descongestionante linfático e ajuda na quebra de gorduras. Tem ação diurética e usa-se em casos de edema (retenção de líquidos), ou seja, ajuda a desintoxicar.
Tem energia quente e seca e em termos emocionais, gosto de utilizá-lo nas questões que dizem respeito ao medo no sentido de ajudar a persistir nas ações e desejos, em linguagem bem clara, ajuda o sujeito a segurar a própria onda, não deixando a peteca cair. Ficou mais claro, não?
Sabe aquelas vezes em que estamos em uma jornada que está caminhando a passos lentos e quando você se dá conta já não mais está se empenhando o suficiente para conquistar aquilo que realmente você quer? Você está indo, mas devagar…, quase parando…, e ainda não desistiu só por falta de coragem de desistir? Então, você diz que “forças externas” estão minando seus projetos. Ora, isso acontece, mas não necessariamente precisa acontecer. Então, está na hora de tirar da manga o óleo essencial de cedro, pois ele entende bem desse assunto. É especialista em ajudar a restabelecer a fé em si mesmo e tocar seus projetos adiante. Ele vem lembrar que se existem forças externas, existem as forças internas, e o sujeito se dá conta: “Eu tenho a Força!” e vai á luta.
É o óleo da determinação focada, estabiliza os humores e, além disso, dá uma força extra, amplificando a visão. Lembre que o cedro está no alto das montanhas, de onde tem uma visão privilegiada do todo, e vê além do alcance, porém ele mira a Espiritualidade e não o Ego. Assim, ainda que a situação não esteja das melhores, seu uso poderá ajudar a transformar uma crise, algo negativo em experiência e sabedoria.
Bem, muito mais poderia falar sobre esse óleo fantástico, mas prometi para mim mesma que escreveria pouco, portanto fico por aqui, com a sensação de que terei que voltar ao assunto em breve.
Publicado por mim em 05.07.2013 no Stum sob o título: “A Força, a resistência e a imponência do Cedro”.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.