Existe uma controvérsia entre os estudiosos de perfumaria sobre que tipo de perfume usar quando chega o Verão. É verdade que o corpo humano aquece e todo e qualquer odor corporal irá rescender com mais facilidade.
Mas note bem: não é só o perfume! O calor fará com que a percepção olfativa seja maior devido ao aquecimento das moléculas odoríferas contidas no perfume.
Entretanto, esta é a parte boa, pois com o aquecimento, a tendência do corpo é liberar suor para regular sua temperatura. O segredo é saber equilibrar as coisas.
Vamos ver como podemos fazer isso. Existem dois tipos de glândulas – écrinas, aquelas que provocam a evaporação do suor, esfriando o corpo e liberando água, ureia, íons, ácido láctico (algumas pessoas podem liberar inclusive um cheirinho de leite azedo, tipo yogurte… ) e glicose. Este é um sistema de proteção para não haver superaquecimento igual ocorre com o carro. Esse suor equilibra a temperatura.
Temos também as glândulas apócrinas, que se encontram debaixo do braço, na barba masculina e no bico do seio, na auréola. Estas glândulas produzem um suor mais melado… É, e nem adianta fazer carinha feia, porque todo ser humano tem essas glândulas. Sorte nossa! Elas liberam proteínas, lipídios, uréia, ácido láctico, glicose, água, íons, amônia, aminoácidos e sei lá eu mais o quê.
Esse é o mesmo suor liberado no ato sexual e em momentos de estresse. E se você ficar preocupado com seu cheiro corporal vai gerar mais estresse e liberar mais suor, aumentando as chances de que o cheiro não seja dos mais agradáveis. Por este motivo, optamos pelo perfume natural, contendo em sua composição óleos essenciais que combatam o estresse e equilibrem as emoções.
Vamos conversar por hipótese: o dia amanheceu já quente, você acordou atrasado e, portanto tomou banho rápido, se vestiu rápido, engoliu qualquer coisa, mas não esqueceu seu perfume, seu desodorante e ítens de cuidados pessoais. Lá vai você para a reunião de trabalho tão esperada onde finalmente poderá mostrar seus talentos para o chefe e toda a diretoria. Aquela pessoa cheirosa desaparece diante da chefia, começa a suar e ficando nervosa, libera esse suor do estresse.
Essa é uma cena clássica de filme (que pode ser até de terror!) E estou falando na melhor das hipóteses. E se fosse uma mulher que vai sair com alguém pela primeira vez e está com a expectativa lá nas alturas, comprou roupa nova e até um perfume novo. É verão, o corpo já está aquecido pelo clima e pela expectativa… uhm.. A questão aqui é: no verão precisamos utilizar perfumes que refresquem o corpo e a alma. Bem, o que acaba de acontecer nos bastidores do “filme” é um conflito entre um perfume que atrai e um odor corporal que afasta. Como lidar com isto?
Aqui chegamos às famosas “águas de colônia”. O principal motivo de sua importância são as moléculas dos óleos essenciais cítricos, que existem em sua composição que entram em sinergia com o suor do corpo humano de forma quase que complementar.
É claro que estamos falando de um suor de alguém como nossos amigos que tomaram banho e se perfumaram antes de ir trabalhar e de ir encontrar alguém.
Por esta razão, os óleos essenciais de limão, lima da Pérsia, grapefruit, por exemplo, são excelentes na composição de desodorantes naturais ou mesmo em perfumes pessoais em qualquer estação, principalmente no Verão.
Entretanto, nesta fórmula não poderá faltar algo que lembre o aroma da floresta. Feche os olhos e imagine-se pisando em folhas secas, outras ainda úmidas de orvalho. Um cheiro de terra molhada misturado com algo verde. Sim. Aromas têm cores. O aroma de algo fresco alimenta o cérebro com uma sensação que apazigua o mal estar causado pelo calor.
Você poderá escolher usar patchouli, vetiver, katafray ou algum aroma que sua emoção escolha sem o uso da lógica vigente na mídia, na fidelidade à sua rotina, ou coisa parecida. Precisamos de duas flores de preferência brancas que deverão ser indicadas pelo seu próprio nariz, que de tudo sabe, inclusive bem melhor do que você pode imaginar. Ele sempre irá lhe proteger e escolher aquilo que for bom para a sua saúde.
Como eu sei disso tudo? Ah… anos de praia… Você também poderá saber e usar um perfume que não lhe deixe na mão no verão. E antes que eu esqueça, você deve estar pensando qual a razão de utilizar duas flores brancas especificamente?
Por enquanto, basta saber que elas lhe protegerão quanto ao estresse, evitando assim aquele medo de estar sendo notado não por seu perfume, mas pelo seu suor. Entretanto, casa indivíduo tem uma assinatura olfativa única, bem como assim o é com o suor. Desta forma, recomendamos e fazemos um estudo para atender as necessidades individuais de cada um. Quanto ao medo, este pode acabar agora! Estamos reinaugurando nosso site com essa finalidade.
Novos casos, novas dicas de saúde e beleza. Além disso, convidamos você para nos conhecer pessoalmente. Quem sabe faremos seu perfume exclusivo com os ingredientes que o seu corpo e sua emoção nos contarem?
Nota: No verão só utilize perfumes em locais do corpo de maior circulação e nos quais você não pegue sol. Isto independente do fato de o perfume ser cítrico ou não, natural ou não.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.