Memória Artificial

unnamed (7)Com a crescente tendência mundial da população fazer compras,  refeições,  atividades de lazer e até aeróbicas em ambientes de shoppings, e não mais ao ar livre como era costume há poucos anos atrás, a percepção olfativa modificou-se consideravelmente.

Mudaram as memórias de infância, mudaram os valores. Está em extinção a memória da “casa da vovó”, do cheiro de frutas, bolo recém- saído do forno e o perfume suave que as avós usavam discretamente.

Como tudo, essas mudanças têm suas vantagens e desvantagens, mas  não vamos entrar em juízo de valores, ao contrário. Aliás, já escrevemos aqui mesmo no site  um texto bastante esclarecedor sobre o assunto.*

A única reflexão do momento é sobre a exposição durante horas em ambiente refrigerado artificialmente e em cada canto do shopping, uma loja com um aromatizador de ambientes fabricado em laboratório com ingredientes nada saudáveis. Definitivamente não precisa ser assim!

Ali, inclusive, existem algumas lojas de perfumes que dão a todos os shoppings um aroma parecido, já que a predominância é dos últimos lançamentos da indústria cosmética. Hoje reconhecemos de longe o “cheiro de shopping” como ouvimos recentemente uma criança classificar o perfume de sua tia. Estava certíssima, já que referido perfume é um daqueles mais vendidos no mundo todo atualmente, portanto muito usado por mulheres de todas as classes sociais, já que o preço pode ser dividido em algumas vezes. Vivemos numa “democracia olfativa.” Perfeito seria se necessário fosse, e se as pessoas fossem iguais em temperamento, atitude e estilo.

O senso de exclusividade tão valorizado, quando diz respeito à moda, vai imediatamente por água abaixo.

Considerando que não tenhamos nada a falar sobre o assunto, o que decerto não é verdade, mas uma sugestão que não podemos deixar de dar, em forma de pedido em benefício da saúde individual de cada um e do meio ambiente como um todo, é que aromatizem suas lojas, consultórios e residências com aromas naturais.

Desta forma, além de evitarem alergias, rinites e até mau humor, voltaremos a ter acesso ao cheiro de ervas, folhas, frutas e flores de verdade, que além de trazerem benefícios ao corpo físico, trarão a possibilidade de através do olfato, terem contacto com a Natureza como ela é, e de brinde cósmico o equilíbrio das emoções.

Na realidade, esse texto é apenas um alerta para nossos amigos, já que as palavras das crianças não saem de nossa cabeça, o fato de a tia ter cheiro de shopping e outra que ao comer um morango achou muito estranho não ter o cheiro e o sabor iguais aos dos sapatos que ganhou com “cheiro de morango” de aniversário. Ela acreditou que havia algo errado com  a fruta! Hora de rever os valores e respirar novos ares.

Título artigo citado: “O Que São Aromatizadores Ambientais” (este é apenas um exemplo)

Valéria Trigueiro

Valéria Trigueiro é perfumeterapeuta com experiência na elaboração de perfumes personalizados segundo o equilíbrio dos 4 Elementos. Seu trabalho define-se como "Aromaterapia e Espiritualidade.

All author posts
Write a comment