O óleo essencial de Sálvia Triloba (Salvia fruticosa) é oriundo da Grécia e traz entre suas diversas propriedades, a capacidade de acessar o SNC para combater desordens como exaustão emocional, fadiga tanto muscular quanto no nível das emoções.
Trata-se de um óleo de ação anti-inflamatória comprovada. Traz em sua natureza intrínseca a capacidade de expurgar do organismo e do campo eletromagnético humano tudo aquilo que causa atrito.
Podemos observar o que apontam alguns estudos que demonstram que o calor excessivo no corpo humano provocado pelo Elemento Fogo pode sair em forma de sudorese abundante. Há momentos em que ocorre uma necessidade do próprio organismo de criar febres para expurgar toxinas físicas e energéticas – miasmas.
Tem ação vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea, trabalhando direto no relaxamento da musculatura, portanto produzindo efeito analgésico. Ao liberar a musculatura e a circulação, permite que a energia vital no organismo humano flua como deve e as dores que antes não davam trégua, agora podem ser percebidas “apenas” como incômodo até virem a desaparecer.
Ainda como relaxante muscular, nos casos de tensão na área de criação feminina, o chakra sexual, envolvendo útero e ovário, pois estes se beneficiarão de tal forma, que poderá haver uma liberação de fluxo menstrual mais abundante. Inclusive, recomenda-se cautela na utilização por mulheres que precisam provocar este fluxo por algum motivo de saúde.
Assim, é excelente contra TPM, cólicas, inclusive, quando sob supervisão profissional, é um óleo que poderá ajudar nas contrações na hora do parto. Por favor, em caso de parto, utilizar apenas sob supervisão de profissional gabaritado, Sim, eu repeti no mesmo parágrafo, porque o assunto é sério, ok?
Seus benefícios vão além desta área de criação passando para a área do fazer, que é o chakra laríngeo. Libera o fluxo verbal. Sim, até chegar ao laríngeo essa energia já terá aberto o fluxo do peito, trabalhado a respiração, aprofundando-a.
Atua na vesícula biliar e no fígado, limpando o sangue de toxinas e ajuda na expulsão de gases.
É um óleo que estimula e relaxa, portanto podemos dizer que ele trabalha a liberdade, já que desbloqueia pontos de dor física e emocional.
Como chegamos a essa liberdade? Através do fluxo energético na área do chakra do sentir – cardíaco. Livra-nos da ansiedade do “tenho que ser”; “tenho que fazer”, para o “desejo fazer” e para o “Eu Sou”. Assim, com nossos humores equilibrados, a indecisão que nos torna seres cindidos de nós mesmos, dá um tempo e enfim, podemos colocar os pés no chão e partir para a ação. Ação esta em nosso benefício, usando as energias agora em equilíbrio, em prol da humanidade.
Insights, lucidez, sonhos esclarecedores serão presentes além de toda a doação que a sálvia triloba pode fazer para os nossos sistemas.
Isto tudo justifica o nome sálvia, que vem a significar seguro, salvo.
Tem propriedades energéticas muito parecidas com a Sálvia branca e pode ser utilizada em trabalhos de cunho espiritual em substituição desta. Ambas têm teor de cânfora e cineol similares em sua composição.
Não recomendada para grávidas, hipertensos, crianças, lactantes e pessoas que sofram de epilepsia. Nunca é demais lembrar que a utilização de óleos essenciais deve ser feita sob supervisão de um profissional de confiança. Não ingerir.
Notas: Quanto a sálvia esclareia será tema de um próximo artigo, combinado? Vale muito conhecê-la mais de perto. Aqueles que sofrem de depressão, principalmente as mulheres que lidam com possíveis desconfortos da menopausa, e ainda, com dores emocionais antigas relacionadas à sua feminilidade, recomendo ler.
Deixamos claro aqui que a sálvia officinalis também tem outras propriedades e uma não substitui a outra. Esta, por exemplo, é uma erva que expande a aura, protege e fortalece o indivíduo, colocando-o com os pés no chão, em movimento de realização de seus sonhos, planos e projetos. É uma injeção de energia vital.
Uma espécie de sálvia não substitui a outra!
Não recomendada para grávidas, hipertensos, crianças, lactantes e pessoas que sofram de epilepsia. Nunca é demais lembrar que a utilização de óleos essenciais deve ser feita sob supervisão de um profissional de confiança. Não ingerir.
foto 1: Sálvia triloba – by Ester Inbar – Wikimedia;
foto 2: Sálvia esclaréia – by Richard Hoare – Wikimedia
foto 3: Sálvia officinalis – by David Monniaux – Wikimedia
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.